Registar | Iniciar sessão
Cachorros 0 comentarios

Adotar um cachorro, uma decisão importante

Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 10:10

Adotar um cachorro, uma decisão importante Adotar um cachorro é o começo de uma relação com um ser vivo que, desde esse mesmo momento, passará toda a sua vida junto de vós. Portanto é uma decisão extremamente importante que deve ser cuidadosamente pensada. É importante tem em conta uma serie de fatores.

O primeiro que devemos ter em conta são as motivações que nos levam a querer adotar um cachorrinho. Estas são importantes pelo que devem ser sinceras, para que a relação com o animal seja bastante satisfatória. Caso não seja, a adoção pode acabar mal. E o abandono é uma coisa muito cruel para os cães, pelo que se não tivermos as motivações definidas, o melhor é esquecer.

As motivações que devem motivar-te a adotar são as seguintes: querer dar amor a um ser vivo e receber o mesmo amor de volta, encontrar um amigo fiel e leal para toda a vida, livrar um animal da morte e do abandono e dar-lhe todo o carinho que tens para ele, criar um cão e vê-lo crescer dia-a-dia, etc. Podia enumerar-te muitas mais razões apropriadas para querer adotar um cão, mas em vez disso quero enumerar-te certas outras que não são apropriadas.

Nunca adotes um cão por estas razões: Uma moda passageira com uma determinada raça, um capricho das crianças, pouco pensado ou ter um cão para atrair pessoas. Este tipo de motivações são pouco sólidas e geralmente acabam em trágicos abandonos.

Outro aspeto que é importante antes de adotar um cachorro é que seja uma decisão consentida pela família. Todos os membros da família devem estar de acordo com a adoção.

Embora no início nem todos estejam de acordo com a raça de cão, o caráter, tamanho, etc., devem ser capazes de chegar a um acordo e que todos gostem do novo membro da família, desde o princípio. Isto é importante para que o cachorro chegue a casa num ambiente sereno.

E ainda que neste artigo tenhamos estado sempre a falar de adotar um cachorro, queremos esclarecer que não é a única opção disponível. Adotar um cachorro tem vantagens e desvantagens.

Adotar um cachorro é bonito porque o veremos crescer e evoluir dia-a-dia, porque podemos educa-lo desde pequeno e ver como os nossos ensinamentos vão ficando com ele, porque os cachorros são adoráveis, etc. Mas são animais que estão a crescer e não podem parar, e até estarem bem-educados irão morder coisas, urinam no chão, chorem de noite, estraguem algo, etc.

Os cães adultos são animais extremamente agradecidos porque já viveram o abandono e tu e a tua família lhe estão a dar uma nova oportunidade. Por isso toda a sua gratidão será demonstrada convosco. Além disso, já estão muito mais educados, são mais tranquilos, etc.

Categorias: Cachorros, Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 09:50
Quarta, 19 de Setembro de 2012 | 09:12
Sexta, 1 de Agosto de 2014 | 13:45
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Quinta, 3 de Outubro de 2013 | 14:18
Segunda, 4 de Março de 2013 | 11:25
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.