Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Relação entre o lobo ibérico e o cão

Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23

Relação entre o lobo ibérico e o cãoSabias que existe uma estreita relação entre os lobos ibéricos do sul de Espanha e os cães? Estudos recentes demonstraram que entre ambos os animais as semelhanças partilhadas são muito mais evidentes e determinantes do que as diferenças.

Comecemos com o mais óbvio: a aparência. Tanto o cão como o lobo ibérico do sul de Espanha são cães. Se bem que actualmente os cidadãos conhecem melhor as características dos cães (por serem animais de estimação muito comuns), também muitos interessam-se por um exemplo tão sui generis como o lobo ibérico. Isto deve-se a que o lobo ibérico actualmente é uma espécie em perigo de extinção, com o qual as autoridades médio-ambientais alertaram sobre o cuidado e a preservação que devemos ter os seres humanos com estes exemplares.

A aparência do lobo ibérico

Mas, o que é que exactamente determina a aparência. Pois a genética. O estudo recentemente dado a conhecer pelo genetista Óscar Ramírez e a sua equipa de investigadores assegura que a carga genética dos lobos ibéricos do sul de Espanha tem características semelhantes às dos cães.

Os traços de consanguinidade e hibridação com cães encontrados nos quatro exemplares de lobos ibéricos analisados dão conta que a carga da genética original destes animais mudou. Graças ao apoio financeiro da Fundação Zoo de Barcelona e a equipa liderada por Ramírez a partir deste momento se saberá muito mais sobre uma das espécies mais atingidas pela caça indiscriminada em Espanha.

Hibridação genética

A hibridação genética foi o resultado de uma estratégia de sobrevivência da espécie, o que se viu obrigada a ligar-se com cães para reproduzir-se.

Relação entre o cão e o lobo ibéricoOs censos de população realizados em épocas recentes dão conta da alarmante situação em que se encontra a mencionada sub-espécie de lobo oriunda da região ibérica. Em zonas com a Serra Morena, o norte do rio Douro e os Pireneus a equipa de Ramírez localizou as únicas três populações de lobos que se conhecem neste momento. O número de espécies calcula-se que ronde entre os 1.500 e os 2.000 exemplares, ainda que estes dados não são muito fiáveis actualmente, já que datam da década de 1900. Seria muito útil para a comunidade científica e para as autoridades governamentais que equipas de investigadores realizassem um novo censo 25 anos depois.

A hibridação entre cães e lobos ibéricos é uma realidade

O Canis lupus signatus ou lobo ibérico é considerada uma espécie protegida pelo grave descenso da sua população, sobretudo a partir de 1970. Entre outros factores de situação semelhante, está a campanha de exterminação levada a cabo durante esses anos como consequência da abundante população de lobos ibéricos em territórios habitados pelo homem.

Apesar da luta por preservar a espécie actualmente na nação espanhola é legal caçar lobos ibéricos no norte do país. A comunidade científica espanhola alertou sistematicamente sobre estas más práticas do governo e disseram que devem cessar para o bem da espécie. Entre as suas sugestões mais reiteradas encontram-se que as autoridades permitam aos lobos ibéricos que habitam no norte do Douro (onde se localiza a maior população desta sub-espécie) aceder à zona sul para favorecer mais variabilidade genética. A propaganda nociva tem sido um factor chave para a falta de colaboração de caçadores e população em geral.

Categorias: Cães, História,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Quarta, 22 de Janeiro de 2014 | 14:17
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.