Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Problemas de agressividade nos cães

Segunda, 19 de Novembro de 2012 | 09:40

Problemas de agressividade nos cãesOs problemas de agressividade nos cães como grunhidos ou mordeduras podem aparecer em todas as raças, independentemente de ser um cão pequeno, grande, seja uma raça perigosa ou seja uma raça de companhia ideal. O ideal para que isto não ocorra é a prevenção.

Porque uma vez que os problemas tenham aparecido, é muito difícil corrigi-los. Embora não seja impossível, não se preocupem. Um comportamento agressivo pode ser solucionado, depois de ter aparecido, embora tenhamos que dedicar-lhe muito esforço e muita paciência.

O que devemos fazer primeiro? Determinar a causa que provocou o problema agressivo. Não é o mesmo se tiver sido medo ou se tiver sido algo relacionado com o temperamento natural dominante do animal. Isso determinará p tratamento do problema.

É possível tentar resolver o problema sem ajuda de um especialista, mas é muitíssimo mais complicado. É por isso que o nosso conselho é ir a um para solucionar um problema deste tipo.

A agressão hierárquica (a que está relacionada com o domínio) é mais frequente do que parece, não te preocupes. O cão que manifesta este tipo de conduta dá sinais como olhar para outros animais com as orelhas hirtas e para a frente, uma cabeça alta e com postura rígida, uma cauda igualmente erguida, etc. Os problemas chegam geralmente quando nós, os humanos, deciframos mal esses sinais de domínio.

Como dissemos no início do artigo, este tipo de agressões hierárquicas podem produzir-se em cães de qualquer raça, sexo ou idade. Embora os mais propensos a realizá-las são os cães que não são castrados ou os cães de raça pura (frente às raças cruzadas).

Como tratar este tipo de problemas?

Um especialista em comportamento canino pode ajudar-nos com um programa de correção. Para conseguir corrigir este tipo de conflitos agressivos deveremos realizar coisas como as seguintes:

Evitar situações que ativem a agressividade do animal, evitar o castigo físico (já que a dor provoca maior agressividade), aplicar técnicas de dessensibilização (pondo o animal em determinadas circunstancias de forma gradual), acostumar o cão a sinais de domínio por parte do seu dono, obrigar o cão a obedecer ordens antes de o recompensar ou utilizar diversas técnicas de contra acondicionamento.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quinta, 1 de Maio de 2014 | 12:00
Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 | 13:02
Quinta, 16 de Janeiro de 2014 | 11:22
Terça, 9 de Julho de 2013 | 13:26
Quinta, 30 de Maio de 2013 | 12:29
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.