Registar | Iniciar sessão
Raças de cães 0 comentarios

O cão Cavalier King Charles Spaniel

Quarta, 30 de Março de 2016 | 18:32

O cão Cavalier King Charles SpanielA história do cão Cavalier King Charles Spaniel está associada à nobreza britânica. A sua presença pode ser encontrada mesmo em pinturas do século XVI, quando apenas as classes privilegiadas da sociedade podiam ser imortalizadas pela arte para a posteridade. O Cavalier foi, então, um dos animais de estimação favoritos nas cortes do Reino Unido e noutros países europeus.

Este cão recebeu o seu nome durante o reinado de Charles II (Carlos segundo, em português), quando o monarca britânico expressou a sua simpatia pela raça, ao dar-lhe um novo semelhante ao seu, King Charles Spaniel. Ainda que tenha sido Carlos II quem o nomeou, o Cavalier gozava já antes das preferências da nobreza, desde da época do seu antecessor Carlos I.

Origem

A origem da raça encontra-se associada ao Épagneul Anão Continental, do qual descende este Épagneul Anão inglés, ainda que ambos se diferenciam por apresentar este último uma nuca ligeiramente maior. A fisionomia do Anão Continental deu lugar à do Anão Inglés durante o século XIX, num contexto assinado pela moda dos cães com focinhos planos, que provocou o desaparecimento quase total do Épagneul.

Mais à frente, já na segunda década do século XX, o cidadão americano Roswell Eldrige resgatou a antiga raça. Para conseguir o seu objectivo, Eldrige realizou uma doação de 25 libras à exposição de Crufts durante cinco anos consecutivos, destinada aos melhores espécimes fêmea e macho do antigo tipo, o Épagneul. Foi então quando a denominação mudou, para chamar-se definitivamente Cavalier King Charles, de modo a que distinguisse do King Charles de cara plana.

Traços físicos

O Cavalier King Charles Spaniel é um cão de tamanho médio e proporções bem equilibradas. A testa larga, olhos colocados para a frente, focinho redondo, formam um equilíbrio incomum em cães com faces planas em que ou os olhos parecem querer fugir, ou o focinho é achatado na face. As orelhas longas, largas e ondulantes, desmaiam em ambos os lados da cabeça. Os olhos, sempre pretos, fornecem um olhar atento e compreensivo no qual sucumbe qualquer tipo de humano.

Cavalier King Charles SpanielO toque do seu pêlo é sedoso, abundante e ondulado. O pelo é justo ao corpo, terminando em franja, que invés de ser cortada, deve ser cuidada e tratada. As suas patas são firmes, algo lobunas. O dorso é recto e a cauda nunca é mais comprida que o corpo. Esta última, ainda que activa para expressar alegria, nunca se eleva sobre a linha do dorso.

São quatro as combinações de cores. Primeiro, o Blenheim, que tem manchas marrons sobre branco. A máscara distintiva desta configuração é formada por duas zonas de cores: focinho, linha da testa e cabeça de cor branca, bochechas, olhos e ouvidos marcados em pêlo castanho. Em seguida, o Tricolor, que tem a mesma configuração de máscara, mas com intensas manchas pretas sobre o branco, com manchas de fogo sobre os olhos e dentro das orelhas. O terceiro tipo é o preto e fogo, de base negra com machas cor de fogo. Finalmente,  o rubi de cor castanho intenso na sua totalidade.

Comportamento

Uma palavra resume o carácter do Rei Cavalier: "doçura". O afecto dado a este cão volta multiplicado por dez, do mesmo modo que é extremamente sensível ao abuso. É um cão de companhia, não se preocupa muito em manter os intrusos afastados, embora não é de todo um cão covarde. Explora, cheira e corre sem cerimónias, desfruta e viver a vida. Com as crianças costumam dar-se bem, ele nunca morde a sério em brincadeiras mais brutas.

Cuidados da raça

O principal cuidado que este animal de estimação amigável requer é carinho: muita brincadeira, muito contacto físico. Isto garante a sua estabilidade emocional e torna o cão equilibrado que é por natureza, em todos os sentidos. Para além disso, recomenda-se o uso de uma escova para cuidar do seu pêlo, e se o cão não sai muito de casa, corta-lhe as unhas para que não fiquem doentes.

A sua esperança de vida é de onze a doze anos, ainda que conhecem-se casos em que viveram até aos dezasseis.

Fotos do cão Cavalier King Charles Spaniel
Fotos do Cavalier King Charles Spaniel King Charles Spaniel Cães Cavalier King Charles Spaniel Imagens do Cavalier King Charles Spaniel Pêlo do Cavalier King Charles Spaniel Raça de cães Cavalier King Charles Spaniel Raça do Cavalier King Charles Spaniel O cão Cavalier King Charles Spaniel O cão Cavalier King Charles Spaniel
Categorias: Raças de cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 13 de Junho de 2014 | 18:02
Terça, 28 de Janeiro de 2014 | 10:27
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quinta, 20 de Junho de 2013 | 17:21
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.