Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Border Collie

Terça, 16 de Outubro de 2012 | 13:00

Raça de cães Border CollieHistória da raça

Ao contrário de muitas outras raças das que já falamos no CãesMania, esta raça de cães não nasceu graças a busca do cão perfeito para casa.

A razão da existência do Border Collie foi a necessidade que as pessoas tiveram de obter o cão perfeito que ajudasse com o trabalho das ovelhas.

Foi essa necessidade de um cão pastor que deu origem a múltiplos cruzamentos de raças da zona entre a fronteira da Escócia e da Inglaterra. Foi por esta razão que vários anos depois se lhe deu o nome de Border Collie (Collie de Fronteira).

No entanto diz-se que a verdadeira origem foi quando em 1873 houve a primeira competição de cães Collie, a fim de premiar os melhores em termos de controlo de rebanhos.

Para surpresa de todos, um desses cães que se encontrava na competição, fez a diferença em termos de técnica com que conseguia controlar as ovelhas.

A diferença consistia em que não usava a força nem os latidos para guiá-las, mas fazia uso do corpo para guiá-las. Segundo a história, foi deste cão que saiu o resto da raça e descendência do cão.

Caraterísticas físicas

O Border Collie é, de forma geral, um cão muito agravável. Não é muito grande, podendo classificar-se dentro das raças de porte medio. Ao observá-lo nota-se que é um cão forte, com uma estrutura muscular adequada para o trabalho de ajudar com os rebanhos.

Estes cães têm caraterísticas físicas que, em geral, são aptas para garantir um bom trabalho. A sua cabeça é grande e os seus olhos também são grandes e com tonalidades claras, sendo que em alguns, por exemplo, se podem encontrar com olhos azuis ou castanho-claros.

Em relação à altura desta raça, os machos não ultrapassam os 55 centímetros, enquanto as fêmeas apresentam uma altura máxima de 53 centímetros.

Relativamente à pelagem do Border Collie, esta apresenta-se em duas variedades, comprido e curto, embora em ambas as classes apresente uma pelagem dupla, característica das raças desta parte geográfica do mundo.

Outra das caraterísticas típicas desta raça é relacionada com a cor do pelo: O Border Collie em si não apresenta uma só cor, como acontece com a maioria das raças.

Nesta raça, os cães tem variedade de cores, com a única regra de que o branco não deve ser o tom que predomina dentro da pelagem.

Caráter e comportamento

Os Border Collie destacam-se por serem cães muito inteligentes, dinâmicos e leais.

São cães ideais para o treino visto serem muito obedientes e muito inteligentes. Ao serem de uma natureza tão dinâmica, requerem muita atividade física, alem de que possuem um caráter forte pelo que pode ser agressivo com outros animais e com outras pessoas.

Cuidados com a raça

São cães que requerem muito mais atividade física do que qualquer outra raça, por isso é importante que tenham sempre algo para fazer, caso contrário ficam deprimidos.

É também importante que o seu pelo seja penteado três vezes por semana, visto que tende a fazer nós.

Imagens da raça Border Collie
Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie Border Collie
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Sexta, 8 de Agosto de 2014 | 16:35
Terça, 5 de Agosto de 2014 | 13:47
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.