Registar | Iniciar sessão
Todas as raças de cães 0 comentarios

Chihuahua

Terça, 11 de Setembro de 2012 | 17:16

ChihuahuaHistória da Raça

É a raça mais pequena do mundo. O Chihuahua recebeu o nome do maior estado do México. Pouco se sabe desta raça, antes do seu descobrimento no México, mas acredita-se que apareceu por volta do seculo 9. Nessa região vivia no estado selvagem até que foi capturado e domesticado pelos indígenas durante a época da civilização “Tolteca”.

Os Toltecas tinham uma raça de cães chamada Techichi. Segundo os desenhos nas pedras de Huejotzingo, que mostram o detalhe completo de um cão muito parecido ao Chihuahua moderno, podemos dizer com certeza de que o Chihuahua é um descendente direto do Techichi tolteca.

Caraterísticas físicas

É um cão de corpo compacto, pequeno e firme, com um corpo quase quadrado e muito musculoso. Tem a cabeça arredondada, que é uma característica típica da raça Chihuahua.

Tem algum relevo na testa, até a inserção do focinho. O focinho é curto e arrebitado, largo na base e estreito na ponta. As orelhas são grandes e afastadas. Têm uma base larga, pelo que vão reduzindo a largura até terminarem numa ponta arredondada. Os olhos também são grandes e redondos, muito expressivos e muito escuros.

A sua cauda é comprida, larga na base e vai reduzindo até a ponta. Os pés são muito pequenos e ovais, com os dedos separados. Quanto a pelagem, apresenta-se com pelo curto e suave, comprido e macio, ou apenas ondulado, com colarinho espetado e cauda emplumada. Podem ambos os tipos numa camada.

Caráter e Comportamento

O Chihuahua é uma raça inteligente, vivaz e demasiado apegada ao seu dono, chegando mesmo a ter ciúmes. Precisa de grandes quantidades de contacto humano (caricias, mimos, etc.) e atenção no geral. São muito leais e desconfiam dos estranhos que chegam a casa (a que o Chihuahua considera o seu domínio) Quando se assusta tende a morder e os latidos em excesso chegam a ser um problema. No geral, descreveria o Chihuahua como um cão muito vivaz, alerta, inquieto e muito corajoso, apesar do seu tamanho reduzido.

A escovagem do pelo dependerá do comprimento do mesmo. Se for curto, podemos escova-lo uma vez por semana, se for comprido, será necessário escova-lo diariamente.

Os Chihuahuas são uma boa raça para a cidade ou para aqueles que não têm tempo para passear os seus cães muito frequentemente. É uma raça que se sente feliz em casa, desde que tenha com que brincar e se divertir. Esta raça não requer muito exercício para manter a forma. Andar a pé e jogar com ele será suficiente.

Imagens da raça Chihuahua
Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua Chihuahua
Categorias: Todas as raças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 19 de Dezembro de 2014 | 14:23
Segunda, 1 de Dezembro de 2014 | 17:34
Quinta, 25 de Setembro de 2014 | 11:27
Sexta, 12 de Setembro de 2014 | 12:36
Terça, 2 de Setembro de 2014 | 13:00
Terça, 19 de Agosto de 2014 | 10:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.