Registar | Iniciar sessão
Adoção de cães 0 comentarios

Conselhos para receber uma nova mascote

Segunda, 19 de Novembro de 2012 | 09:30

Conselhos para reciber uma nova mascoteMuitas vezes tomamos a decisão em família de adotar um novo membro para casa. Esta decisão não é apenas um ato muito bonito, já que lhe estamos a dar uma segunda oportunidade a um maravilhoso companheiro, mas também é a possibilidade de aprender mais sobre as formas em que os cães convivem com os humanos.

Receber uma nova mascote nos nossos lares é um assunto de tempo e de compreensão, mas também é importante que se conheçam algumas coisas n altura de adotar um novo amigo.

Entre as primeiras recomendações, gostaria de destacar o que há que ter em corna nas relações entre o novo membro que chega e os que já habitam a casa. O que chega é o mais provável que se mostre um pouco evasivo e distante, ao principio.

Permite que o teu novo amigo percorra todos os recantos da casa. Desta formará sentir-se comodo e irá reconhecendo o seu novo ambiente. Acompanha, dentro do possível, o animal nessas incursões pela casa para que se dê conta de que lhe permites fazê-lo. Normalmente o período de adaptação demora umas 2 ou 3 semanas.

Nova casa, novas regras. Todas as mascotes que tiveres (sobretudo a nova) devem habituar-se aos horários e regras estabelecidas. É importante regular os comportamentos desde o início. Será muito mais simples na altura de inculcar certas condutas.

É a tua responsabilidade levá-lo pelo menos 3 vezes por dia para que faça as suas necessidades. É importante que fixes horários concretos para que o cão se habitue e regule os seus horários internos.

Terás que inculcar respeito ao teu novo amigo na altura da refeição. Normalmente os cães adultos adotados são bastante ciumentos com a sua comida. Mostra-lhes carinho e, sobretudo, que veja que não és uma ameaça para ele. Com o tempo irá acostumar-se à tua presença e não fará ruídos nem gestos ameaçadores.

É necessário que tenhas em conta que os cães, sobretudo aqueles que são dados para adoção, tiveram experiências muito traumáticas. Por isso é recomendável que não utilizes a ameaça, nem de palavras nem de ações. Um enérgico “não” será o suficiente para o repreender em determinadas ocasiões. Mas não lhe grites em excesso.

É possível que num início o cão (sobretudo se for adulto) seja um pouco agressivo. É uma atitude que trazem do centro de acolhimento e do trauma de terem sido abandonados. Por isso é importante não violar o seu espaço de segurança. Vai com cuidado e permite que o cão se adapte.

Este tipo de recomendações é sobretudo para os cães adultos. Se adotas um cachorro, a educação parte desde o zero. É a tua responsabilidade ensinar-lhe horários para fazer as suas necessidades, horários de refeições e aspetos que tenham relação com o comportamento.

Para terminar estas recomendações, se já tiveres outras mascotes em casa, no momento de receber o novo membro da família não deves esquecer que para fazer a apresentação entre os cães deves escolher um lugar ao ar livre no qual possam conhecer-se sem pressões e sem nenhum tipo de ameaça.

Um parque seria o ideal já que nenhum dos cães teria um lugar próprio para defender. Por exemplo, se o realizasses em casa, alguns dos membros tentariam defender ou reclamar o espaço.

Categorias: Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 1 de Agosto de 2014 | 13:45
Quinta, 3 de Outubro de 2013 | 14:18
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:00
Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 09:50
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 11:00
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 10:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.