Registar | Iniciar sessão
Alimentação para cães 0 comentarios

Alimentação de cães

Sexta, 21 de Setembro de 2012 | 15:58

Alimentação de cãesAs necessidades nutritivas especificas dos cães estão divididas em energia (glúcidos e lípidos), proteínas, minerais e vitaminas.

A primeira necessidade do cão é o gasto de energia. De facto, depois da água, os componentes energéticos são os que mais rapidamente afetam a saúde do animal quando estão baixos.´

A riqueza energética provém principalmente de uma dieta de hidratos de carbono (glúcidos) e gorduras (lípidos).

O gasto diário de energia é composto do gasto do metabolismo básico, que representa 60-70% do gasto total de energia, ao que temos que adicionar a perda de energia relacionada com o trabalho muscular, a digestão e a regulação térmica.

Os hidratos de carbono e gorduras

Estes proporcionam energia ao organismo. O fígado e os músculos absorvem a glicose presente no sangue para transformá-la em glicogênio, que é uma forma de armazenamento de energia nos animais.

A digestão de amido é um fator a considerar devido a uma baixa atividade da amílase nos cães. Um tratamento físico-químico adaptado permitirá obter uma máxima digestibilidade para este.

Os lípidos (fornecidos pela gordura) são a fonte preferida e concentrada de energia. Libertam aproximadamente o dobro da energia por unidade de peso em comparação com os hidratos de carbono. São essenciais para o organismo, não só pelo seu papel na energia, mas também pelas suas funções plásticas e funcionais.

As proteínas

Fundamentais na nutrição, o seu papel consiste em proporcionar ao corpo os elementos necessários à sua construção. Estas proporcionam os aminoácidos necessários para a síntese de proteínas no tecido corporal e estão implicadas no crescimento e manutenção do tecido muscular, sistema nervoso e esqueleto.

O corpo não é capaz de sintetizar uma quantidade suficiente de aminoácidos que o animal precisa e estes devem ser administrados através da alimentação. Ester intervém em muitos ciclos bioquímicos essenciais. Pela modificação química, certos aminoácidos transformam.se em moléculas biologicamente importantes que intervém nas fases de crescimento, neurotransmissão, reações alérgicas e muitas outras funções hormonais.

Vitaminas e minerais

São indispensáveis para o bom funcionamento do organismo do animal. Participam em numerosas reações metabólicas. Tanto o excesso como a carência podem ser prejudiciais para a saúde do animal, pelo que uma alimentação bem equilibrada é essencial.

As vitaminas realizam diversas funções: ajudam a transformar os alimentos em substâncias assimiláveis participando na elaboração das células do sangue, hormonas e diversos componentes químicos do sistema nervoso; Participam em funções como a visão, o crescimento, a reprodução, o crescimento das células sanguíneas e em muitas das reações metabólicas e energéticas.

Por outro lado, os minerais constituem a maior parte do esqueleto e dos dentes. Estes participam na manutenção do sistema imunitário, na coagulação do sangue e no metabolismo do oxigénio no organismo. Asseguram também o transporte de energia, o equilíbrio hídrico e atuam no metabolismo ósseo e epidérmico.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 6 de Agosto de 2015 | 19:45
Quarta, 12 de Março de 2014 | 11:27
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Sexta, 15 de Novembro de 2013 | 12:19
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.