Registar | Iniciar sessão
Alimentação para cães 0 comentarios

Alimentação de um cão velho

Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00

Alimentação de um cão velhoNos cães, tal como acontece com os humanos, deve adaptar-se as necessidades nutricionais dependendo da idade em que nos encontremos. Na idade senil, devemos prestar mais atenção aos cães, já que há varias circunstancias a ter em conta.

Como deve ser a alimentação de um cão velho?

A alimentação de um cão, em qualquer idade, deve ser muito cuidada, mas nesta época da vida do animal é importante prestar atenção também aos nutrientes, à energia e às quantidades necessárias de outro tipo de circunstâncias como doenças ou padecimentos que podem aumentar pela alimentação inadequada.

A primeira coisa que devemos ter em conta é que os cães nestas idades são menos ativos, seja pelas suas doenças ou porque a vitalidade simplesmente já não é a mesma. Devido a isto (e muitas vezes à incapacidade de absorver corretamente os nutrientes dos alimentos) é necessário ter um controlo rigoroso da ingestão e qualidade do alimento que se dá, tal como o peso que se ganha ou perde.

A alimentação em geral deve continuar a ser equilibrada e ter atenção à ingestão excessiva de energia ou gordura que possam provocar um crescimento do peso indesejado e que poderia ser prejudicial para a sua saúde.

Dessa forma procura-se uma alimentação com níveis adequados de proteínas para evitar esforços desnecessários para os rins.

Como no caso dos humanos, os ossos e os músculos vão-se debilitando pelo que é necessário administrar suplementos de cálcio e seguir uma rotina diária de exercício, embora sempre moderada.

Conselhos para alimentar o nosso cão na idade senil

Dentro dos cuidados que se devem seguir com os cães velhos, um dos mais importantes é evitar sobretudo a obesidade.

É necessário que se mude a alimentação de uma refeição diária por dia para duas porções mais pequenas para que o cão fique nutrido e tenha energia suficiente para as suas atividades diárias.

Algo importante que devemos saber é que nas raças de cães maiores, a velhice começa passados os 5 anos e naqueles que são de constituição pequena é a partir dos 7.

Caso a alimentação do animal seja caseira, deve evitar-se a todo o custo, a ingestão de alimentos salgados e também muito gordurentos. Todos eles devem ser muito bem cozidos.

É necessário cuidar da ingestão da água do cão já que normalmente sofrem menos sede e podem ficar desidratados.

Apesar das necessidades de proteínas dos cães velhos aumentarem, não é recomendável aumentar a quantidade de proteínas, mas sim a sua qualidade.

A gordura não deve ser eliminada de todo, já que é necessária para o correto funcionamento do organismo. O que se deve fazer é ter em atenção à quantidade e que esta não supere os 15% dos alimentos do animal.

A fibra, cálcio e vitaminas são nutrientes essenciais, por isso deve enriquecer-se a sua alimentação com suplementos ou fibras. No caso do fosforo, este deve reduzir-se já que é de difícil assimilação.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 6 de Agosto de 2015 | 19:45
Quarta, 12 de Março de 2014 | 11:27
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Sexta, 15 de Novembro de 2013 | 12:19
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:53
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.