Registar | Iniciar sessão
Alimentação para cães 0 comentarios

Alimentação de uma cadela grávida

Quarta, 12 de Março de 2014 | 11:27

Alimentação de uma cadela grávidaDurante a gestação e a reprodução, a alimentação da cadela deve cobrir não só as suas necessidades nutricionais, como também as das suas crias. A primeira coisa que devemos saber é que a concepção das crias e o fabrico do leite requer uma grande quantidade de energia.

Por isso é muito importante prestar muita atenção à alimentação da nossa cadela durante todo o período de reprodução e também na gestação e no desmame das crias.

Necessidades nutricionais de uma cadela grávida

As necessidades alimentares da cadela durante todo o período de gestação aumentam sensivelmente. O aumento é de 1.2 durante o primeiro mês, e de 1.6 no segundo mês.

Por outro lado, o estômago da cadeira se comprime gradualmente pelas crias à medida que estes crescem. A cadela não pode comer tanto como as suas necessidades aumentadas necessitam. É por isso que é recomendável dar à cadela uma comida de boa qualidade muito energética.

Este tipo de alimentação podemos encontrá-la no mercado e são alimentos especiais para crias em idade de crescimento, mas que também é ideal para cadelas grávidas. Estes alimentos proporcionam uma grande quantidade de energia, da mesma forma que aumenta quantidade de lípidos, de proteínas, de vitaminas e de minerais nas quantidades requeridas.

Os alimentos processados em forma de croquetes ou alimento húmido são os mais adaptados, já que com uma alimentação caseira será complicado equilibrar as necessidades nutricionais. Repetimos que a alimentação para crias adapta-se na perfeição às necessidades das cadelas grávidas.

Necessidades nutricionais de uma cadela lactante

A produção de leite também requer de muita energia. Os requisitos de energia das fêmeas lactantes aumentam de 2.5 e 3.5 vezes.

Uma dieta de má qualidade e baixo consumo de energia podem trazer graves consequências para a saúde da cadeira (tetania puerperal , esgotamento, falta de leite) e para a das suas crias (deficiências).

A dieta para as cadelas lactantes é idêntica à das cadelas grávidas. Inclusive recomenda-se deixar um prato de comida seca para crias disponível em todo o momento para a cadela: é muito pouco provável que a cadela engorde devido ao alto gasto de energia que a cadela realiza. Estes biscoitos servirão também para o desmame das crias.

Categorias: Alimentação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 6 de Agosto de 2015 | 19:45
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Sexta, 15 de Novembro de 2013 | 12:19
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Terça, 23 de Outubro de 2012 | 13:53
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.