Registar | Iniciar sessão
Cachorros 0 comentarios

A chegada do cachorro

Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 09:50

A chegada do cachorroO cachorro tem que encontrar o seu lugar na hierarquia da casa e para isso, a primeira coisa que vais ter que encontrar é um sítio para o seu cesto. Procura um sítio tranquilo onde possa refugiar-se sempre que queira. O seu lugar, o seu sítio, não deve estar situado num sito de passagem das pessoas de casa, já que as idas e vindas das pessoas vão distrais o cão e não o deixarão descansar.

Uma coisa que deves evitar é que o cão durma no quarto principal. Dizemos isto porque ao início é normal que o cão chore por se sentir deslocado. Mas não devemos ceder perante a tristeza. O cão responderá e tu não cuidaste menos dele por o deixares dormir no seu lugar. É ali que ele deve acostumar-se a dormir.

As saídas e entradas de casa (quando o cão fica sozinho) são situações complicadas para o cão. Mas teremos que acostumar o cão a estas situações e devemos fazê-lo sem dar muita importância ao feito em si.

É importante que antes de nos irmos embora lhe sejamos indiferentes e que não nos vamos despedir. E o mesmo ao chegar. Não podemos permitir que o cão faça uma festa quando chegarmos e se altere. Acostuma-o a ficar alegre, mas sem se emocionar e sem se alterar. Se tu a acaricia-lo e não ele a fazer-te acariciá-lo.

Devemos evitar deixar objetos delicados para a saúde do cachorro ou tentadores ao seu alcance: sapatilhas, fios elétricos, plantas toxicas, etc. Certamente que já sabes que o cachorro é muito parecido com um bebé e tal como eles, estes têm tendência a morder e comer tudo o que está ao seu alcance e de que gostam. Por isso devemos evitar que ponham coisas na boca.

Mas no caso de o fazer (e fará) não devemos hesitar em abrir-lhe a boca e tirar-lhe o que está a morder. Esta ação fará com que o cão se acostume a que vocês possam tocar-lhe sem que tenha medo ou vos tente morder. Isto é importante na altura de evitar as más reações da sua parte em futuros casos. Além disso é importante que o cachorro saiba quem manda nele. E todo o bom dono deve ser capaz de tirar seja o que for da boca do seu cão. Esta é uma boa amostra de domínio.

Se há crianças em casa, é importante explicar-lhes que não devem aborrecer o cachorro no seu cesto, porque essa é a sua casa, o seu domínio, e ali tem que estar tranquilo. E um cachorro dorme e descansa muito. Aborrecer um cachorro enquanto descansa pode fazer com que este se converta num cão irritável.

Por exemplo, não devemos nunca, independentemente da idade do cão ou do seu caráter, deixar uma criança sozinha com o cachorro ou com o cão. Dizemos isto mesmo este seja o cão mãos amável do mundo. Nunca se sabe o que pode acontecer.

Categorias: Cachorros, Adoção,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 22 de Outubro de 2012 | 10:10
Quarta, 19 de Setembro de 2012 | 09:12
Sexta, 1 de Agosto de 2014 | 13:45
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Quinta, 3 de Outubro de 2013 | 14:18
Segunda, 4 de Março de 2013 | 11:25
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.