Registar | Iniciar sessão
Cachorros 1 comentarios

Educação do cachorro

Terça, 18 de Setembro de 2012 | 17:19

Educação do cachorroA primeira regra que temos que terem conta é que, com o cão devemos ser coerentes. Quer dizer que devemos ser constantes na sua educação e não permitir que faça algo que não permitimos. Uma boa educação precisa de firmeza mas sempre sem violência.

Em outros artigos comentamos que o cão deve encontrar o seu sitio e o seu lugar na casa e na família. E não devemos esquecer que o mundo dos cães se rege pela hierarquia. O que quer dizer dominação/submissão.

E para que o cão não se converta no dominador se torne submisso aos seus donos, existem algumas diretrizes:

Devemos dirigir-nos ao cão com mensagens e ordens simples e diretas e não discursos compridos e incompreensíveis para ele: ”não”, “muito bem”, “bom cão”, etc.

O cão deve ter um horário fixo de comida (o que ajudará a regular o seu transito digestivo) e este horário deve ser antes ou depois dos seus donos. Nunca devemos olhar para ele enquanto come, visto que ele pode interpretar isto como um ato de submissão da nossa parte.

Não devemos deixar-lhe comida a sua vontade, porque o cão terá muitas possibilidades de se converter num cão obeso. Se se for embora antes de ter terminado a refeição, retire-lhe o prato. Assim i cão acostuma-se a que há um horário fixo para comer e ele tem que comer tudo e não comer quando lhe apetece.

Nunca lhe dê de comer à mesa. Devemos ter em conta que grande parte da comida para nos é desaconselhável para os cães. Não obstante. Se queremos dar-lhe algo para comer da nossa comida, devemos faze-lo depois de nós termos terminado e deixando no seu recipiente.

Não devemos deixar que o cão esteja a volta da mesa a pedir comida enquanto nós estamos a comer. Devemos acostuma-lo a que nas horas da comida deve ir-se embora para o seu lugar e não aborrecer. Alem disso demonstrar-lhe que não deve pedir comida. Somos os seus donos e damos-lhe de comer. Mas no seu devido momento e lugar.

Ao princípio todos temos tendência a dizer o seu nome constantemente, como se fosse fazer com que o cão se habitue a ele mais depressa. Devemos faze-lo só em momentos agradáveis.

Não o habitues a brincar contigo nem com ninguém, a morder com os seus dentes de leite. Quando é pequeno não magoam, mas conforme cresça, estes vão ser perigosos para os humanos. E se o acostumas a brincar assim, ele depois não vai ser capaz de discernir que magoa com os dentes.

Deixa-o brincar só com os seus próprios brinquedos. Não lhe deixes morder mais nada a não ser os brinquedos dele. É normal que ele queira morde-los constantemente, visto que está a formar os seus dentes e tem essa necessidade. Mas temos que acostuma-lo aos seus ossos e brinquedos. Primeiro porque é melhor para eles e também porque também é melhor para nós.

Categorias: Cachorros, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Comentários
Eliminar este comentário
Sexta, 12 de Outubro de 2012 | 16:42
Excelente artigo, parabéns!
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.