Registar | Iniciar sessão
Cachorros 0 comentarios

Higiene do cachorro

Terça, 18 de Setembro de 2012 | 17:08

Higiene do cachorroUm cão limpo sente-se bem, e o seu dono também. Já dissemos noutros artigos, mas repetimos mais uma vez porque fica sempre bem ter este conceito bem claro: devemos dar banho ao cão com um champô especial para eles e principalmente especial para o teu tipo de cão.

A epiderme do cão é muito sensível. Tanto que um shampoo de bebé podia magoa-la.

Para manter a higiene do cão, uma escovagem regular é suficiente para retirar a pelagem morta e retirar o pó. A higiene interior também é muito importante no cão. Pelo que recomendamos que discutam este tema com o veterinário, que vos aconselhará a melhor maneira de manter o teu cão são.

Também temos que ter uma especial atenção nas orelhas do cão. Para ele nunca devemos utilizar cotonetes dos humanos, visto que estes não foram feitos para os canais auditivos dos cães. Utiliza produtos próprios para os cães, que encontraras no veterinário.

Um tema que de certo que já vos aconteceu muito e sabem bem como lidar é quando o cão faz chichi dentro de casa e como acostuma-lo a que não o faça. Este é um tema de higiene, mas também de educação.

O mais importante que temos que fazer é acostumar o cão desde o inicio a isto. Como faze-lo? Evidentemente que o melhor método é passear o cão com a maior frequência possível: de manha, depois de comer, ao fim da tarde e antes de ir dormir. Este ultimo momento queremos destaca-lo porque ele tem a bexiga cheia, o que pode fazer com que o cão acorde e não possa aguentar.

Mas se o tempo não te permite passeá-lo com tanta frequência, há outras estratégias que deves conhecer.

O jornal pode ajudar-te a educar o cão para fazer as suas necessidades num lugar correto. Devemos colocar o jornal num sitio a que o cão tenha livre acesso. A base do papel deve ser grosso, pondo varias camadas e devemos muda-lo assim que esteja sujo.

A aprendizagem não deve ser punitiva, devendo faze-la de forma positiva. Se vês que o cão vai fazer as necessidades fora do jornal, agarra-o pela pele do pescoço, agita-o suavemente (como faz a sua mãe) e leva-o para o jornal, dando-lhe os parabéns por fazer ali.

Felicita-o com festas e frases de ânimo. Conforme o cão se acostume a fazer as necessidades no jornal, vais mudando o sítio do jornal, pouco a pouco, para o sítio que queres que ele vá fazer as necessidades. Tudo isto sem esquecer de felicitar o cão quando utilizar o jornal como lhe disseste para fazer.

Categorias: Higiene, Cachorros,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quinta, 19 de Dezembro de 2013 | 12:54
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Segunda, 4 de Março de 2013 | 11:25
Sábado, 16 de Fevereiro de 2013 | 15:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.