Registar | Iniciar sessão
Cachorros 1 comentarios

A socialização dos cachorros

Sábado, 16 de Fevereiro de 2013 | 15:11

A socialização dos cachorrosA socialização dos cachorros é um dos processos fundamentais que influenciarão de forma positiva ou negativa a vida do cão. Se tens um cachorro em casa ou desejas ter um, deves prestar muita atenção ao que hoje vamos falar.

Importância da socialização dos cachorros

Como dizíamos anteriormente, é de vital importância para o futuro de um cão amável, agradável e valente, que um cão pequeno tenha um bom processo de socialização.

No caso dos cães assustadiços ou que apresentam traços de agressividade, quase sempre estão relacionados com más socializações ou experiencias desagradáveis quando eram cachorros.

Por isso, se desejas um cão adulto equilibrado e muito importante que desde pequeno (antes dos 3 meses) comece a conhecer novos ambientes, pessoas e outros animais.

Processo de socialização

O processo de socialização deve iniciar-se na terceira semana ou após o primeiro mês de ter nascido, e continua progressivamente até aos 4 meses.

Quando se inicia o processo devem realizar-se provas de audição e também de visão do cachorro para observar como reage com o meio.

Quando tiver de um mês a dois meses deve controlar-se a intensidade da mordedura do cão, o qual é feito pela sua mãe, e por isso deve permitir-se. Nesta mesma etapa devemos fazer-lhe conhecer espaços com muitos estímulos para erradicar o medo do desconhecido.

Dos 2 aos 3 meses deve-se já ter realizado todo o processo de vacinação e também de desparasitação. Quando isto se cumprir, já se pode relacionar o cão com outros cães e também com outros ambientes diferentes do lar.

Recomendações durante o processo de socialização

A primeira recomendação é evitar situações desagradáveis como o contato com cães agressivos ou maus-tratos físicos ou psicológicos na hora de o repreender.

Desta forma é importante aproximar o nosso cão de outras pessoas como amigos ou conhecidos. Recomenda-se que sejam pessoas de diversas idades. Além disso deve ter contato com outros cachorros vacinados e com outros animais como gatos que sejam agradáveis. Também deve ajudar o cachorro a socializar-se com objetos do ambiente como bolsas, aspiradores e elementos que fazem ruídos.

O que evitar durante este processo?

Na socialização também existem coisas e situações a evitar. Estas situações são a socialização com animais doentes ou não vacinados.

Também se deve evitar tratar o cachorro como um bebé e recompensar o medo com atenção ou carinhos. Da mesma forma se deve evitar forçar o cão a realizar certas ações e certas atividades.

Categorias: Comportamento, Cachorros,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 4 de Março de 2013 | 11:25
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quinta, 1 de Maio de 2014 | 12:00
Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 | 13:02
Comentários
Eliminar este comentário
Segunda, 18 de Fevereiro de 2013 | 17:12
Tenho dois cães cá em casa exactamente por essa razão, assim eles não ganham hábitos anti-sociais.
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.