Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

O cão, o melhor amigo do homem

Quinta, 31 de Janeiro de 2013 | 15:42

O cão, o melhor amigo do homemDesde tempos imemoriais que o cão tem estado ao nosso lado. Antes de se terem domesticado os cavalos ou os gatos, ou antes de enjaular as tartarugas, roedores ou aves exóticas, o ser humano já gozava da companhia e da fidelidade dos cães.

Na sua origem tratava-se de uma ferramenta de trabalho, mas quem pode resistir ao olhar terno de um cão, à sua incessante companhia, à sua lealdade e ao seu amor?

Com o tempo, este prodigioso animal deixou de ter uma função fixa. Rapidamente muitos foram criados pela sua mera companhia, pela sua beleza e devoção, e não tanto por ajudarem com os rebanhos ou pela caça, a pesca ou a guarda o lar.

O cão tenta sempre servir o melhor que pode. Pode ser útil em qualquer uma das tarefas como a proteção da casa ou a busca de pessoas desaparecidas. Qualquer cão pode aprender truques divertidos que queiras ensinar-lhe, se souberes como fazê-lo.

Falamos de um animal que nos dá todo o seu amor, a sua lealdade e a sua companhia sem pedir nada mais em troca do que umas migalhas da nossa atenção. Há muito a aprender com estes maravilhosos seres!

Ouvem-se inclusive casos de cães que ajudam em terapias. Numa ocasião ouvi falar de um caso em que um idoso estava já quase morto na cama o hospital e os seus familiares pediram que, por favor, deixassem que o cão estivesse com ele nos seus últimos momentos. Os médicos consentiram, e o animal subiu para a cama, para junto do seu dono, dando-lhe calor e a sua companhia. E o idoso acordou e ainda viveu vários anos!

Parece que há algo mágico no cão. Para este idoso foi um fio para se agarrar para seguir com a sua vida. Para muitas pessoas com doenças terminais é um bom amigo que lhes recorda que vão estar á em todos os momentos, juntamente com eles.

Muitos doentes de cancro encontraram nos seus cães, inclusive nos cães de terapia, um ponto de apoio que os ajudou a superar esta terrível doença. Os idosos que vivem sozinhos em casa encontram num cão um amigo fiel. Muitos casais separados vêm neste ser amigável, uma corda para sair da depressão.

E apesar de tudo isto que comentámos, embora o cão seja o animal mais fiel, embora esteja sempre aqui para nós, e ainda que dê tudo pela sua família,… tristemente ainda há cães abandonados, maltratados e assassinados.

Diz-se muitas vezes que o cão é o melhor amigo do homem. Mas, será que o homem é o melhor amigo do cão?

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.