Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Como é que os cães percebem as cores?

Sexta, 30 de Novembro de 2012 | 11:07

Como é que os cães percebem as cores?Existem várias teorias que tentam explicar a perceção das dores pelos cães. Este é um tema muito interessante que todos nós que gostamos de cães nos perguntamos e que hoje tentamos aclarar.

A teoria mais estendida de todas elas é a crença popular que afirma que os cães não vêm cores como nós, mas apenas a preto e branco. Mito ou realidade? Pois é absolutamente mentira. A fisiologia e estrutura do olho dos cães demonstram o contrário.

O que é certo é que a sua visão não é a mesma do ser humano. Mas daí a dizer que apenas podem distinguir estes tons, é um facto falso.

Os olhos dos cães possuem recetores de cor. Estes recetores não são tão sensíveis para distinguir cores e tons diferentes como os dos humanos, mas podem ver, por exemplo, cores azuis e as suas variações, tal como os diferentes tons ou variações de amarelo.

Algo que é efetivamente verdade é que os cães não podem distinguir os tons de vermelho ou similares, como são as variações de laranjas.

Mas, a que se deve isto? A resposta a esta visão dos nossos amigos caninos deve-se aos espetros de tons de cor com que contam os seus olhos. Este espetro cumpre a função de dar ao cérebro, usando elementos como a luz que é captada por umas células especiais, a informação das imagens e das suas características de tom.

As células especiais das quais falamos chamam-se ou são reconhecidas como Cones e encontram-se perfeitamente localizadas na zona da retina do olho. Desta forma, o que diferencia a visão e captação das cores dos nos cães e nos humanos é que nós contamos com 3 classes deste tipo de célula Cone, enquanto os cães só contam com 2 classes.

Desta forma, possuir estes três tipos de célula permite realizar misturas e distinguir cores secundárias como os verdes, os alaranjados, os quais não podem ser percebidos pela visão dos cães.

Para finalizar, e como resumo, podemos afirmar que não é verdade que os cães apenas vejam a preto e branco, mas é verdade que percebem menos tons de cor que os humanos.

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.