Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Concilia a tua vida com os horários do cão

Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07

Concilia a tua vida com os horários do cãoAs tuas actividades diárias dependem de satisfazer em tempo o cão? Já não tens tempo de fazer as tarefas extras de sempre? Agora o teu animal de estimação ocupa todos esses espaços e ainda outros novos. As vezes as tuas responsabilidade sobre o cão são tantas que chega a ser incomodativo. Evidentemente há um problema. Nada disto deveria ser dessa forma.

Existem ocasiões nas quais os nossos interesses e horário vêm-se muito afectados pelos interesses e necessidades dos nossos animais de estimação. A maioria das vezes a causa é uma má educação do animal, que ao ser tão inteligente soube ganhar-nos em horários e o mais incrível é que poucas vezes podemos reconhecê-lo. Nestes casos já não depende do animal de estimação de nós, mas sim nós mesmos dele.

INTELIGÊNCIA DOS ANIMAIS

O cão é um animal tão inteligente que é capaz de reconhecer quando o seu dono o está consentindo demasiado ou quando está sendo fraco com ele. Um estudo realizado este ano pela Academia de Ciências da Hungria confirmou a existência de zonas do cérebro comuns para a captação do som e a voz entre cães e humanos.

Outro resultado muito significativo deste estudo é a revelação de que os cães também podem perceber a emoção nos sons humanos, incluindo a nossa voz. Isto significa que o teu cão sabe quando estás contente ou triste, enojado ou surpreendido.

Conhecendo que podem entender-nos muito mais do que até agora pensava-se, podes ser mais efectivo na sua educação, não importa a idade que o cão tenha.

MÉTODO PRÉMIO/CASTIGO PARA EDUCAR

O método mais simples para treinar um cão é o de “prémio/castigo”. Consistirá num grupo de prémios, ou um em específico sempre que o cão se porta bem, mas sobretudo quando interrompa um mau comportamento. Quando o cão se comporte enquanto esperamos ou necessitamos nesse momento, será premiado. Isto chama-se reforçar a conduta positiva. Da mesma forma deve ser castigado (sem magoá-lo) quando interrompa alguma actividade ou incomode em geral.

Um prémio pode ser um sorriso, uma frase de afecto, um alimento apreciado pelo animal em pequeníssimas proporções, uma caricia ou uma massagem. Assim mesmo um castigo pode ser um toque no focinho com dois dedos ao mesmo tempo que dizemos um firme “Não”. Deve ser suave o suficiente como para não magoar, mas com a firmeza necessária para que ele entenda que não é uma experiência agradável. Experimenta primeiro contigo mesmo no teu nariz para ver a intensidade e o incomodativo que é.

O mais rápido e efectivo será combinar ambos os tratamentos. Castigarás o teu animal de estimação quando realize uma actividade negativa e logo, quando obedeça e retorne ao bom comportamento, será premiado. Esta técnica a utilizarás tanto para discipliná-lo como para fazer-lhe compreender as ordens que normalmente utilizas com ele. Isto é treinamento em geral.

ADAPTA OS HORÁRIOS DO CÃO À TUA VIDA DIÁRIA

Nada disto será suficiente se não treinares-te bem a ti próprio. É necessário entender que o cão é o teu animal de estimação e que possui um nível de inteligência suficientemente alto como para entender-se contigo. Não se trata da máxima prioridade da tua vida. Deve adaptar-se aos teus interesse, não limitá-los.

Não deves mudar os teus horários em função dos horários do cão. Bastará um ajuste que facilite a convivência e não abandone o cão. Também não deixarás de fazer as tuas actividades habituais, mas no possível te farás acompanhar pelo teu novo amigo e ajustarás os seus horários para que coincidam. Um cão é uma excelente companhia para caminhar, passear ao ar livre e inclusive uma vez terminado o treino é possível que o leves às reuniões sociais com os teus amigos.

Muitas vezes contratar um especialista em animais não é necessário, porque o primeiro reside mais em nós do que nos nossos animais de estimação. Faz a análise agora mesmo e reconhece onde está o verdadeiro problema. Se a relação cão-dono está bem estabelecida, então qualquer situação que surja está em parte solucionada. Verás que tudo sairá bem.

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Quinta, 9 de Janeiro de 2014 | 18:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.