Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Conselhos para delimitar o espaço do cão

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 17:47

Conselhos para delimitar o espaço do cãoOs cães precisam de um espaço próprio para eles, mas também é importante delimitar esse espaço para que o cão conheça os limites estabelecidos. Hoje veremos uma serie de conselhos para delimitar o espaço do cão em zonas como jardins ou apartamentos.

Conselhos para delimitar o espaço do cão no jardim

Costumamos sempre pensar que numa casa com um cão não é possível ter um belo jardim. Isto é um erro já que mediante a delimitação do espaço nesta zona da casa se pode conseguir ter uma mascote feliz e também um belo jardim.

A primeira coisa que deves saber é que para delimitar o espaço de um cão é necessário realizá-lo através da educação. Desta forma e dando-lhes instruções e limites deve ensinar-se o cão qual é o seu sítio.

Nesta educação existem vários elementos que se devem ter em conta, embora a idade seja um ponto fundamental. Por isso, se queremos que o nosso cão respeite os espaços e entenda quais são os seus, deve-se educar desde muito pequeno.

Com isto claro, começaremos com os seus conselhos para delimitar os espaços no jardim. Nunca devemos negar-lhe de forma total o ingresso do cão a esta zona, mas também devemos apenas dar-lhe uma parte dela para que o cão possa mover-se nela com total liberdade, possa escavar, etc.

Recorda que escavar forma parte da natureza do cão e por isso deve admitir-se esse comportamento, mas de forma controlada, claro está. Por isso delimitamos um espaço exclusivo para o cão.

É claro que o cão pode mover-se livremente pelo resto do jardim, mas desde muito novo devemos fixar-nos no que faz para evitar comportamentos inadequados como arrancar flores ou escavar onde não possa e repreendê-lo imediatamente.

Quando o cão passar a prova de estar no jardim e apenas escavar e brincar na sua zona, poderemos deixá-lo sozinho nessa zona.

Conselhos para delimitar o espaço do cão num apartamento

No caso dos apartamentos também se deve realizar um processo de delimitação de espaço com o cão. Desta forma deve-se então realizar a educação e o ensinamento do cão dos sítios onde pode entrar e também dos sítios em que pode realizar as suas necessidades.

Quanto à delimitação dos espaços, a técnica de prémio e castigo fica muito bem já que se podem incentivar boas condutas e corrigir as más.

Assim o que se deve fazer é indicar de forma clara ao cão quais são os espaços que se compartilham e quais não.

Por exemplo, os sofás são apenas para as pessoas, por isso quando se veja que o são sobe para cima deles, é fundamental retirá-lo de lá cada vez que o faça e não premiar este comportamento ou outros que vão contra os limites estabelecidos.

Categorias: Cães, Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 10:00
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.