Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Formas de comunicação entre os cães

Quarta, 3 de Julho de 2013 | 11:52

Formas de comunicação entre os cãesNo seguinte artigo trataremos de responder a uma pergunta que muitos donos de cães nos fizeram mais do que uma vez: como é que o meu cão comunica? Muitas das suas formas de comunicação as intuímos, mas certamente que há outras que nos escapam, e isso é o que tentaremos declarar nas seguintes linhas.

Um dos métodos mais conhecidos de comunicação nos cães é a postura. Dentro das posturas encontramos três tipos de posições:

- Se o sujeito se submete, o cão se recostará sobre as suas costas, com a cauda encostada à barriga e as orelhas para trás.

- Se o sujeito se sente dominante a situação será totalmente inversa: o cão terá o pêlo eriçado, as extremidades retas e rígidas, a cauda estará esticada, etc.

- Por último nos encontramos com um cão que quer brincar, tendo um cão que salta, com a cauda em movimentos sem parar, etc.

Através da face também podemos ver como o animal comunica. Por exemplo um cão em posição de ataque mostra os seus dentes, terás as orelhas firmes, etc. Quando vermos estas posturas, estará preparado para morder.

Quando o cão quer avisar de algo também irá frisar os lábios mas neste cão não vai mostrar os dentes mas mostrará a língua.

Se o cão está em posição de defesa frente a um dominante e quer que o perigo passe, o seu resto nos indicará uns lábios caídos, com um olhar que não olhará fixamente o dominante e com a sua boca entreaberta.

Se o cão tem medo ou se sente mal, o animal baixará a sua cabeça e as suas orelhas, olhará para o chão e o mais certo é mostrar tremores.

Se te disser que o ladrar também é uma forma de comunicação, certamente que não te vai surpreender nem um bocadinho. O nosso animal pode ladrar por várias razões: nos chama para que brinquemos com ele, nos adverte de um barulho estranho ou de uma presença que considera intimidatória, etc.

Em caso de anunciar-nos dor com os seus latidos, estes são mais agudos e serão acompanhados de gemidos.

Por último falaremos das feromonas dos cães, outra formas através da que se comunicam entre eles. Podem imitir mediante a sua urina ou fezes, e através delas marcam territórios, reconhecem outros cães e detetam possíveis perigos. Muitas destas feromonas se espalham com o movimento da cauda.

E falando de feromonas e a cauda, sabias que nem sempre que vemos um cão com a cauda entre as patas é medo? Em ocasiões também é porque não quer libertar feromonas e assim não serem detetados.

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.