Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Guia para encontrar cães perdidos

Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34

Guia para encontrar cães perdidosEstás preparado para esse momento angustioso? Sabes o que deves fazer para encontrá-lo o mais rapidamente possível? Conheces as causas que favorecem as perdas e como evitá-las?

A perda do nosso animal de estimação é algo terrível. E se for numa grande cidade, muito pior. Nas grandes urbanas há muitos cães nas ruas e uma boa parte deles são cães perdidos.

PORQUE É QUE OS CÃES SE PERDEM?

Existem diversos factores que facilitam a perda do cão. Aqui deixamos os principais:

- O cão que fica preso na rua ou no carro com a janela aberta para entrar nalgum sítio por apenas alguns minutos. Pode ser que a perda seja por um roubo ou porque o cão se escapou por sua própria vontade.

- O cão que fica com algum amigo ou familiar devido a uma viagem dos seus donos. Se o cão não estiver habituado às pessoas com que irá ficar, escapará a grande velocidade para procurar-te, mas numa paisagem estranha irá se desorientar e acabará por perder-se.

- A porta fica aberta e o cão no está adaptado ou treinado correctamente.

- O cão sai disparado atrás de uma presa ou fêmea no cio, no parque ou nalgum passeio pelo campo, afastando-se demasiado como para voltar por si mesmo ou tem um acidente que o impede.

Quando o cão caiu em mãos de pessoas sem escrúpulos pode acontecer que nunca voltemos a vê-lo. Se for um cão bonito (todos os nossos cães são bonitos), pertence a uma raça muito valiosa ou simplesmente parece que alguém pagaria uns euros por ele, tratarão de apropriar-se do nosso animal, seja para exigir dinheiro pelo seu resgate ou revendê-lo clandestinamente. Não devemos fiar-nos nunca.

Se o nosso cão não está assegurado e pertence a uma raça perigosa ou simplesmente ao encontrar-se sozinho no exterior chega a sentir-se stressado ou ameaçada e ataca alguém ou causa anos a alguma propriedade, podemos ser responsabilizados civilmente por uma quantia económica importante. Para que juntamente com o cão não percamos todas as nossas poupanças é importante ter contratado um seguro para animais de estimação de cubra estas eventualidades.

COMO PREVENIR QUE SE PERCA O MEU CÃO?

Obviamente uma grande parte para prevenir a perda do cão consiste em evitar tudo o anterior, ainda que também devemos:

- Colocar uma coleira identificativa no cão com uma placa onde assinalemos bem a forma de localizar-nos.

- Evitar soltá-lo em lugares novos. Passeia primeiro com ele até que conheça o lugar. Se o cão for velho e os seus sentidos estão a diminuir ele torna-se mais lento e se perder-se, também existem menores probabilidades de que encontre o caminho de volta por ele mesmo.

- Treinar correctamente o cão. O treino não só pode salvar a tua vida, como em caso de perder-se também a sua. O cão treinado será mais eficiente para guardar e proteger, obedecer, será um cão mais seguro e portanto, menos vulnerável.

COMO PROCURÁ-LO E ENCONTRÁ-LO

Imaginas-te perdido em lugares desconhecidos e com pessoas estranhas? É uma sensação muito desagradável para nós, mas ainda mais será para um cão que não pode pedir indicações a alguém e apenas conta connosco para o socorrer. Encher a rua e arredores de cartazes é uma medida correcta e necessária. Mas não é a única, nem sequer a melhor.

- Se o cão estiver assegurado é muito melhor. As empresas de seguras têm pessoal especializado para procurar e localizar animais de estimação e contam com recursos económicos para afrontar a quantia de algumas acções importantes durante a procura.

- Deves utilizar imagens digitais do teu cão. Hoje em dia as pessoas prestam muito mais atenção aos seus dispositivos móveis do que aos cartazes mesmo à frente das suas caras. Devem ser de diferentes perfis e de corpo inteiro, em cor, etc. As distribuirás entre conhecidos e amigos, redes sociais e outros sites da internet que prestem o serviço.

- Informa sobre a perda a tua clínica veterinária e a outras próximas, associações de animais de estimação, canis e qualquer outra organização civil ou sanitária que crês pertinente, pela proximidade ou características da perda.

- Podes oferecer alguma recompensa tanto pelo cão como por informação útil para motivar as pessoas na sua procura. Muitos passam ao lado de animais perdidos sem repararem ou sem se interessarem, mas se houver algum “prémio” pode ser que as pessoas prestem mais atenção.

- Utiliza na busca alguns cães de amigos e vizinhos que tenham frequente contacto com o teu. Muitas vezes eles podem encontrá-lo melhor que nós, se puderem fazer com que ladrem durante a procura muito melhor. Um cão pode ouvir e reconhecer o ladrar de outro a uma grande distância.

- Recorre novamente aos sítios que geralmente visitam juntos e faz buscas nocturnas pelo último sítio onde estiveram. Os gritos de noite escutam-se muito mais longe e têm probabilidades de ouvir-te se estiver nalgum lugar ferido ou de ladrar se estiver a ser detido por alguém.

- Os jornais, televisores e rádios locais podem ser de grande ajuda também. Se o cão estiver assegurado, a companhia participará com todos os gatos destes anúncios.

Tudo o que o teu cão deseja é voltar contigo tal como tu com ele. Quando ele voltar a aparecer, toma as medidas necessárias para que tal no volte a acontecer.

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Quinta, 9 de Janeiro de 2014 | 18:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.