Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

Lutas de cães

Quinta, 8 de Novembro de 2012 | 10:00

Lutas de cãesAs lutas de cães podem começar por diversas situações que provocam uma reação agressiva de um cão para outro.

É fundamental conhecer estas situações tanto para as evitar (na medida do possível) como para saber como atuar caso o conflito se torne inevitável.

Tipos de lutas de cães

Luta entre dois cães. É o tipo de luta mais comum. Este seria o tipo de luta em que não é necessário que intervenhas, porque se as coisas forem como deve de ser e como manda a natureza, o resultado não deveria causar danos importantes a nenhum dos cães.

São lutas maioritariamente que funcionam como demonstração de poder, não são uma agressão real. Os cães machos, geralmente inibem a sua mordida e não desejam causar nenhum dano. Com exceção estão as raças usadas como raças de luta.

Luta entre duas cadelas: Esta é uma luta muito seria, já que as cadelas lutam até à morte. As cadelas não inibem a mordida, como os machos. Normalmente, as cadelas não têm grande predisposição a lutar. É por isso que esto tipo de lutas é tão perigoso.

Luta entre um macho e uma fémea. É uma luta muito rara já que as fémeas normalmente aceitam o domínio natural dos machos. Além disso um cão macho nunca magoaria uma fémea, inclusive à custa da sua própria vida. Por estas duas razões, se se produzir uma luta, isto faz dela muito perigosa para o macho, já que por não a magoar é muito provável que morra perante a fémea, apesar de ser muito maior e mais forte que ela.

Luta entre um cachorro e um cão adulto. Desde que o cão adulto tenha uma força superior à do cachorro, não terá problema. Inclusive uma fémea jamais magoaria um cachorro.

Luta entre dois cachorros. Esta luta não é preocupante se forem da mesma ninhada, da mesma idade ou de um tamanho similar. Caso não seja assim, pode ser algo serio. Os cachorros não inibem a sua mordida (desenvolve-se na puberdade), pelo que um cachorro de maior tamanho ou menos idade poderia matar acidentalmente um de tamanho ou idade inferior com extrema facilidade.

Aqui nomeamos e enumeramos os diferentes motivos porque se pode produzir uma luta e os casos que são perigosos ou não. Mas tudo o que foi escrito anteriormente perde o efeito se um dos cães envolvidos na luta for um cão de luta. Nesse caso todas as lutas são um perigo e devem ser detidas no mesmo instante.

Com cães de luta queremos dizer as raças criadas pelo homem para lutar, são muito perigosas no assunto das lutas. Um dos traços dessas raças é que não inibe a sua mordida. É um gene que não existe nessas raças.

O que fazer numa luta de cães?

Antes de mais devemos pensar, se a luta não está a por em serio risco nenhum dos dois cães, não devemos fazer nada. Devemos deixar que os cães resolvam os seus problemas de maneira natural.

E como agir? A melhor maneira é mediar a luta é com duas pessoas. Cada uma deve agarrar firmemente o cão pelas patas traseiras e levantá-las. Uma vez que as patas não toquem no solo, faremos o cão andar para trás afastando-o da luta. Depois de vários minutos a acalma-los, os cães tranquilizam-se.

A situação é mais difícil se estiveres sozinho para separar ambos os cães. Aqui deverás atuar rapidamente e tomar uma decisão sobre a que cão recorrer. O que deves fazer é levantar o cão que está a ganhar a luta, porque o que perde irá tranquilizar-se ao deixar de sentir a pressão do outro.

Antes falamos dos cães de luta. No caso de uma luta em que esteja envolvido um cão com essas características, pensa que se levantares um cão que está a ser atacado por um cão de luta, estás a condená-lo à morte. Nesse caso, levanta o cão de luta. O mais provável é que o outro também deixe de lutar.

O que nunca deves fazer é gritar ou atacar os cães, porque a única coisa que farás será provocar os cães a lutar com mais raiva. E nunca tentes agarrar um cão pela coleira, porque podes sair magoado e levar uma dentada na mão.

Categorias: Cães, Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 17:47
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.