Registar | Iniciar sessão
Cães 0 comentarios

O cão dentro ou fora de casa?

Sexta, 22 de Agosto de 2014 | 12:10

O cão dentro ou fora de casa?Ao ter um cão muitas vezes surgem dúvidas sobre o lugar onde deve passar a maior parte do tempo. Nas seguintes linhas analisaremos as vantagens e desvantagens em ter o cão dentro ou fora de casa.

Desvantagens de ter o cão dentro de casa

Se o cão estiver dentro de casa pode urinar sobre os móveis. Ao ficar sozinho pode começar a brincar e quando voltares do trabalho encontres tudo revoltado.

Os pêlos do cão andarão por todas as habitações sobretudo sobre a tua cama se o tiveres acostumado a dormir contigo. Ao ampliar a tua família, com a chegada de um bebé ou uma nova relação ou estilo de vida, pode acontecer que o teu animal não deve permanecer ou crês que não pode continuar dentro de casa.

Algumas raças são sensivelmente demasiado grandes para determinadas decorações numa casa pequena.

Desvantagens de ter o cão fora de casa

O cão fora de casa estará sem o teu cuidado e protecção. O clima pode fazer efeito sobre a sua saúde. Não importante que lhe tenhas feito uma casota confortável e acredites que não terá frio ou calor, o clima influirá significativamente sobre o teu cão.

O cão com um treino deficiente estará ladrando a tudo e todos. Isto pode ser nocivo para o teu descanso e trará chatices para os vizinhos e todas as outras pessoas que passem perto.

Há raças de cão que são estritamente de companhia. Tê-las fora de casa só as submeteria a um stress significativo e iria danificar por completo o seu temperamento e com o tempo também a sua saúde.

Se surgir alguma doença ou infecção pode acontecer que demores mais tempo em te dar conta e o socorro de alguma ferida ou ataque pode chegar demasiado tarde.

Pontos a ter em conta

Deverás primeiro analisar porque é que queres ter o teu cão: se desejar um cão de guarda ou um cão de companhia. Não é aconselhável utilizar um cão a que é mais fácil realizar uma tarefa para fazer outra completamente diferente, já que pode ser frustrante como falha nessa tarefa.

É necessário conhecer a raça de cão que possuímos e saber a partir disto qual das duas variantes (fora ou dentro) são mais aconselháveis para o cão. Podes ler os nossos artigos sobre a raça do teu cão.

O treino do teu cão é importante já que pode poupar muitas dores de cabeça ao escolher tê-lo em casa ou fora desta. Consulta os nossos artigos sobre o treino do teu animal de estimação e consulta um profissional.

Um ladrão considerará primeiro se tens cão em casa e logo se ele dorme fora ou dentro de casa antes de penetrar furtivamente ou assaltar-te. As casas sem cão são mais vulneráveis, mas se o cão dorme fora será mais fácil drogá-lo ou envenená-lo.

Dormir fora pode acostumá-lo e torná-lo mais resistente às doenças, mas também pode adoecê-lo gravemente de pneumonia ou por algo relacionado com a pele por exemplo.

As estatísticas demonstraram que o cão que permanece fora recebe muito menos cuidados do que o que vive dentro. É mais fácil lembrarmo-nos do cão vendo-o constantemente do que só o veres fora de casa.

A decisão é tua

Ainda que seja a tua decisão, valoriza o teu desejo de possuir um cão, o teu amor por ele e a tua necessidade da sua companhia ou no seu trabalho antes de optar pelo lugar de permanência preferível para ele. Analisar todos os pontos, o envolvente onde vive, a saúde que possui e as características próprias do teu animal de estimação e da sua raça em geral.

Tenta que qualquer transição seja o menos brusca possível e que na medida que seja possível mantenha as mesmas condições que antes de mudá-lo de ambiente. Se observas que está a torna-se demasiado stressante para ele e o seu carácter está a ser afectado, volta imediatamente às suas condições originais e consulta um profissional que te aconselhe ou que ajude a respeito disso.

Categorias: Cães,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 2 de Julho de 2016 | 11:23
Quarta, 10 de Setembro de 2014 | 12:34
Sexta, 29 de Agosto de 2014 | 16:15
Terça, 29 de Julho de 2014 | 16:07
Quarta, 26 de Fevereiro de 2014 | 12:02
Quinta, 9 de Janeiro de 2014 | 18:10
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.