Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Ansiedade por separação nos cães

Segunda, 21 de Janeiro de 2013 | 12:00

Ansiedade por separação nos cãesUm quadro muito comum: quando o proprietário de um cão vai trabalhar, deixa para trás um cão que se lamenta, que arranha a porta e que, de pura ansiedade, faz estragos por puro nervosismo.

O proprietário volta e encontra-se com o cenário de delito: Sapatos fora do lugar, a cama desfeita, os móveis mordidos, papel higiénico desfeito pela sala de estar, etc.

Todo o tipo de barbaridades, produto da ansiedade com que o cão ficou no seu cão antes de te ires embora.

Como podemos evitar isto? Precisamos de um pouco de educação canina e também muita firmeza.

Para controlar e evitar a ansiedade por separação há que fazer um pequeno sacrifício. Corrige-me se estiver errado: leva um cãozinho novo para cara e apenas queres mimá-lo, estar ao seu lado, persegui-lo, tê-lo junto a ti, acaricia-lo e falar muito com ele. Ele gosta, mais do que tudo, abanando a cauda, vai atrás de ti e a sua máxima aspiração é continuar ao teu lado. E esse é o erro: tu tens a tua vida fora de casa, por isso quando vais trabalhar ele fica sozinho e, sem ti, sem aqui que o faz desfrutar tanto… a tua companhia.

Por isso, depois de ter estado um tempo sempre com o tão cãozinho colado aos teus calcanhares, abandonas-o literalmente durante algum tempo, o que para ele é uma eternidade, ainda que sejam apenas 5 minutos. É normal, visto que está acostumado a estar sempre contigo, mas o que fazer com esta mudança de que ele não gosta?

Por isso o primeiro passo é, custe o que custar, dar ao teu cão o seu próprio espaço e ter tu também o teu, onde a tua mascote não possa entrar. De forma que haja um lugar apenas para ele e outro apenas para ti.

Se souber que não estar contigo não é nenhum trauma, se estiver acostumado a permanecer por sua conta na sua casinha, ou na sua cama, ou num quarto especial para ele, a tua ausência não lhe provocará ansiedade.

Como podes conseguir este espaço? Permanecendo tranquilo (e isto é primordial) sem alterar o cão nem nada. Leva-o para um quarto onde haja alguns brinquedos que goste e fecha a porta contigo fora. Devem ser períodos de tempo muito curtos e dever abrir-lhe a porta quando NÃO estiver a arranhar a porta nem a ladrar.

Repete isto várias vezes ao dia até que não lhe incomode estar ali um pouco. Aprenderá a relaxar quando estiver sozinho. Depois começa a sair de casa durante curtos períodos e depois vais prolongando. Cinco minutos, dez, quinze,… Desta forma irá habituar-se a que as tuas saídas demoram o tempo que demorarem. Mas repito, sempre com brinquedos à mão. E também água.

Estar sozinho em casa deve ser algo positivo para ele, e não ser um sofrimento de ansiedade por separação. Deve significar um tempo para estar tranquilo, roer os seus brinquedos, dormir. Dá-lhe alguns desses brinquedos quanto te fores embora para que se entretenha, mas não lhe dês sempre o mesmo. Não queremos que o associe.

Uma ferramenta muito útil para que se entretenha é um brinquedo em forma de bola ou de osso em que se pode por guloseimas dentro. É um entretenimento que pode durar horas e manterá a sua mente ocupada.

Categorias: Comportamento, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013 | 15:24
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Quarta, 26 de Dezembro de 2012 | 11:27
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:17
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.