Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Cães com medo das tempestades

Quinta, 1 de Maio de 2014 | 12:00

Cães com medo das tempestadesQuando se aproxima uma tempestade podes ter reparado no teu cão um comportamento pouco usual. Os animais sentem a chegada da tempestade, e ainda que nem todos ficam indiferentes a isso, muitos animais sentem medo antes da sua chegada, convertendo-se num autêntico pavor quando a tempestade arranca com força.

Porque é que os cães comportam-se assim? Se um cão tem medo das tempestades, o que podemos fazer para evitar? Nas seguintes linhas trataremos de resolver essas dúvidas de uma forma simples e prática.

Os cães têm um sexto sentido?

Estudos científicos demonstraram que os cães não têm um sexto sentido para prever tempestades, furacões e terramotos. A resposta é que têm certos sentidos muito mais desenvolvidos do que os nossos, e com eles podem sentir a chegada deste tipo de acontecimentos antes que nós.

A zona das orelhas é o lugar que lhes ajuda a sentir os sinais de advertência das tempestades. O ouvido dos cães é muito mais desenvolvido do que o nosso. O nosso ouvido permite-nos ouvir os sons numa frequência de 40000 a 60000 Hz, dependendo da idade e da raça do cão. Os gatos podem captar até 64000 Hz.

Estes sons tão agudos que podem captar os cães, ultra-sons, são gerados pelos tremores de terra e dos trovoes durante as tempestades. Por isso os nossos cães escutam a chegada das tempestades muito antes que nós.

Alterações de pressão

O sentido do ouvido dos cães permite-lhes captar aos cães outro sinal importante das condições climáticas extremas: as mudanças na pressão atmosférica. Nos nossos animais de estimação este barómetro interno é significativamente mais agudo que o nosso. Enquanto que nós apenas notamos as mudanças extremas e repentinas na pressão atmosférica como nas aterragens de um avião ou numa escalada de montanha, os nossos companheiros são capazes de notar qualquer mudança pouco comum na pressão, o que é um sentido muito desenvolvido de sobrevivência.

Como vemos os nossos animais de estimação estão geneticamente dispostos a “stressar-se” em caso de tempestade. A sobrevivência dos seus antepassados dependia de todos estes sinais que o seu corpo capta.

Conselhos para evitar o medo das tempestades

Felizmente os cães já não necessitam desses comportamentos de sobrevivência extrema dos seus antepassados. Mas há cães que os mantêm, e para estes falaremos de uma serie de conselhos que nos serão de utilidade para fazer-lhes perder o medo quando as tempestades cheguem.

Reduzir o stress diário do animal. Os animais mais nervosos e sensíveis geralmente são os que pior respondem às mudanças climatéricas e aos fortes ruídos (vento forte, trovoada, etc.) de uma tempestade.

Mostrar uma atitude calma. Os nossos animais de estimação são muito sensíveis ao nosso estado de espírito. Se nós estamos inquietos ou incomodados pelas condições meteorológicas ou pelo comportamento stressado do nosso animal de estimação, este o notará e se contagiará por isso. Por isso devemos ter paciência e manter em todo o momento a calma.

Não premiar nem castigar o stress. Não gritemos os nossos amigos para obrigar-lhes a sair debaixo da cama nem lhes premiemos com caricias o seu comportamento stressado. Isto apenas fará com que agrave o problema em tempestades futuras.

Cria momentos divertidos. Faz com que o teu animal de estimação associe as tempestades a algo divertido. Podes inclusive comprar um CD com ruídos de tempestades para começar a dessensibilização do teu animal de estimação. Brinca calmamente com o teu cão com um volume suave, e sobe-o conforme vejas que o teu cão se relaxa.

Faz com que se divirtam com o seu brinquedo ou jogo preferido em casa e ensina-lhe truques com o clicker. Tudo para conseguir que o animal ignore por completo a tempestade e a associe a “tempo de diversão juntamente com os meus donos”.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 | 13:02
Quinta, 16 de Janeiro de 2014 | 11:22
Terça, 9 de Julho de 2013 | 13:26
Quinta, 30 de Maio de 2013 | 12:29
Terça, 30 de Abril de 2013 | 12:49
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.