Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Erros a evitar na educação dos cães

Terça, 9 de Julho de 2013 | 13:26

Erros a evitar na decoração dos cãesA educação é crucial se queres manter uma relação feliz com o nosso cão. O segredo de uma boa educação requere um entendimento por parte dos donos de que o cão se comunica através de certos sinais e códigos especiais.

Não é a primeira vez que falamos da educação dos cães, já que comos vemos é um aspeto vital para que a experiência de ter um cão seja totalmente satisfatória. Mas hoje o que falaremos será dos erros que devemos evitar neste processo educativo. Vejamos quais são e porque devemos não cometê-los.

- Nunca devemos castigar um cão se não o vimos a cometer a “infração” no ato. Um cão se esquece muito rapidamente das coisas, e se não o castigar-mos no ato não será capaz de associar o castigo com o comportamento erróneo.

- Não deves continuar a ralhar com o cão se este já estiver submetido ou mostrar medo. Quando um cão se submete, para ele significa que a disputa terminou para sempre. A reação humano diante um ato mau geralmente é continuar a dizer “não estamos contentes contigo porque fizeste mal”, mas o cão não associa o teu comportamento com o que aconteceu previamente.

Quando um cão se submete e aceita a culpa, devemos deixá-lo um pouco calmo e esperar pelo menos quinze minutos para voltar a jogar com ele ou para acariciá-lo.

- Nunca castigues um cão enquanto o chamas, pois é possível que o cão associe depois quando tu o chamares a algo desagradável e logo não vá ter contigo quando o chamares.

- Durante os passeios, nunca voltes a casa exatamente quando o cão tenha feito as suas necessidades. Em caso de o fazeres o cão pode associar que o passeio e as necessidades trazem como castigo voltar para casa, e vai-lhe custar a fazê-las.

- Uma coisa que como dono devemos ter muito claro é que o cão não entende a linguagem humana. Isto quer dizer que se queremos ser dominantes com ele e reforçar a nossa postura, devemos fazê-lo com uma voz energética, com os ombros para trás, o peito para a frente e a cabeça alta.

Num grupo de cães, o dominante aumenta, expande o seu peito e eriça os seus pelos para mostrar domínio. É isso que nós mesmos devemos fazer.

- Não devemos dar ao cão nunca uma recompensa gratuita, sem um comportamento correto prévio. O animal eve associar esse prémio a algo bom, e não acostumar-se a recebê-lo sem fazer nada.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quinta, 1 de Maio de 2014 | 12:00
Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 | 13:02
Quinta, 16 de Janeiro de 2014 | 11:22
Quinta, 30 de Maio de 2013 | 12:29
Terça, 30 de Abril de 2013 | 12:49
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.