Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Hierarquia canina e problemas de educação

Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:17

Hierarquia canina e problemas de educaçãoA estrutura social dos cães baseia-se na hierarquia. Este aspeto psicológico foi herdado dos seus antecessores selvagens, os lobos. Esta marca muitos aspetos da sua conduta e é a responsável por grande parte dos transtornos que afetam os cães. Por isso é essencial conhecer como funciona e aplica-la desde a chegada do mesmo cachorro.

E repito que esta deve ser aplicada desde o nascimento do mesmo cão. Este deve saber, em todos os momentos, que tu és o “líder da manada” e que estas acima dele. Desta forma evitaremos problemas futuros de desobediência e de agressividade.

Ao falar da hierarquia canina do cão, entende que só pode haver um líder. Para o cão, essa será a pessoa que mais vais respeitar. O resto da família estará abaixo desse líder, mas devemos também deixar claro ao animal que todos esses membros também estão acima dele. Essa é a linha de mando que devemos inculcar ao animal.

Devemos ter presente que numa sociedade hierarquizada, não é só o de menor status que deve cumprir as regras. Na hora de as cumprir, todos são iguais, por isso é importante que todos sejam claros e consequentes com os ensinamentos do cão. Isto evitará que haja confusões no animal e fará com que aprenda da forma correta.

Uma boa educação deve ser fundamentada no respeito entre a família e o cão e vice-versa. Também deve haver disciplina e compreensão. Com isto e com uns claros padrões de comportamentos, a relação entre o cão e a sua família funcionará em harmonia e tranquilidade.

Devemos recordar que os cães têm umas necessidades específicas de alimentação, higiene, entretenimento e atividade física, e que estas regras também devem ser respeitadas e ser cumpridas. No caso de não ser assim, o cão pode ser um animal obediente mas insatisfeito, pelo que em algum momento pode revoltar-se contra as nossas ordens, já que não estaremos a oferecer a estabilidade que necessita.

A linguagem corporal também é importante na hierarquia dos cães. Uma atitude tranquila mas firme, da nossa parte, e indica ao cão que nos é que mandamos. A linguagem corporal da família também é importante.

Conselhos para criar uma hierarquia adequada

Para educar o nosso cão corretamente e coloca-lo na posição hierárquica que lhe corresponde é necessário que se comece a fazê-lo desde cachorro. Dessa forma é aconselhável realizar certo tipo de atividades que lhe farão saber que és o líder da manada.

Dentro das atividades que podemos realizar estão por exemplo a de o ordenar a sentar.se quando lhe estas a colocar alimentos na sua bandeja. Também podes pô-lo no chão, sujeitando-o com as costas no chão e as paras para cima. No caso de resistir, deves fazer um ruido leve como um grunhido.

Outro dos conselhos é não o deixar nunca dormir no teu quarto. Este ato irá dar-te muitos problemas futuros, como poderás ver.

Categorias: Comportamento, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013 | 15:24
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Segunda, 21 de Janeiro de 2013 | 12:00
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Quarta, 26 de Dezembro de 2012 | 11:27
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.