Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

Importância dos jogos na educação dos cães

Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00

Importância dos jogos na educação dos cãesOs jogos são muito importantes na formação dos cães. Através deles os animais melhoram as relações com os seus donos aumentando a sua sociabilidade com os humanos, melhoram a sua personalidade e ganham segurança em si mesmos, diminuem a sua agressividade futura, etc.

Os cachorros necessitam realizar atividades divertidas para canalizar a sua energia transbordante e assim dar ao seu corpo e mente um estado de alegria e vitalidade. Desde muito pequenos, os cães começam a brincar e a ser educados pela mãe que corrige comportamentos bruscos ou mordeduras fortes.

O ideal é que o nosso cão vá ao parque desde pequeno para brincar e socializar com outros animais, mas nos dias em que não o possamos fazer, é importante que realizemos este tipo de atividades lúdicas em casa.

O aborrecimento no animal e um excesso de energias podem provocar maus comportamentos e insatisfações que os cães demonstrarão com comportamento agressivo ou destrutivo.

É muito importante que os cães brinquem com outros cães para que assim se tornem mais sociais e para que aprenda a formar amizades com os seus semelhantes. Ao fazerem isto, evitaremos problemas futuros de agressividade com outros cães.

Para brincar e impulsionar a importância dos jogos na educação dos cães, as crianças são perfeitas companheiras, já que contam com a mesma energia e também ambos podem aprender sobre o respeito, um com o outro.

Evidentemente que se deve vigiar a brincadeira para que não haja problemas de agressões por parte das crianças, atitude que normalmente causaria uma reação de defesa por parte do animal.

Da mesma forma, através dos jogos, se pode ensinar o cão a comportar-se e a estabelecer relações amistosas com outro tipo de animais como os gatos ou os pássaros.

O ideal para jogar com as nossas mascotes em casa é ter brinquedos especiais para cães e evitar ao máximo realizar jogos físicos de forma direta com o cão já que isto pode afetar o nível de hierarquias que se estão a formar entre ambos. O papel que o animal deve ter presente é que os seus donos estão no controlo da situação.

Quando terminemos de jogar, guardaremos os jogos e apenas lhes daremos na altura de jogar.

É importante optar também por jogos educativos que estimulem as suas habilidades e engenho. Estes podem ser encontrar objetos através do olfato, dar a pata, dar voltas e fazer-se de morto, etc.

Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013 | 15:24
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Segunda, 4 de Março de 2013 | 11:25
Segunda, 21 de Janeiro de 2013 | 12:00
Sábado, 16 de Fevereiro de 2013 | 15:11
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.