Registar | Iniciar sessão
Comportamento dos cães 0 comentarios

A solidão canina

Terça, 30 de Abril de 2013 | 12:49

A solidão caninaA sociedade atual cada vez vai mais rápida e é frequente passar pouco tempo em casa. E este problema de pouco tempo livre implica que as nossas mascotes passem demasiado tempo sozinhas, sendo a solidão um mal que muitos cães sofrem.

Que problemas podem resultar na solidão de um cão?

Isso é o que tentaremos aclarar no seguinte artigo, embora já adiantamos que os animais que costumam passar muitas horas sozinhos costumam apresentar comportamentos inadequados para chamar a atenção dos seus donos. Além disso apresentam uma tristeza pouco habitual nestes animais.

Como compreenderás, esta situação não é nada agradável, pelo que a primeira coisa que queremos dizer é que pensemos muito bem sobre o tempo que dispomos para estar com a nossa mascote antes de a adquirir. Não precisamos ser egoístas e pensar só em nós. O animal passa mal estando todo o dia em solidão.

Problemas da solidão canina

Isto é fundamental para evitar problemas como a solidão e possíveis depressões ocasionadas por esta. Porque alguns dos sintomas que os cães que se sentem sós apresentam é morder ou danificar os móveis do lar, ou elementos dos seus donos. Além disso podem depositar dejetos em diferentes zonas da casa.

De todas as formas, o comportamento mais incómodo dos cães que se sentem sós são o ganir ou ladrar contínuos do animal solitário. Isto incomodará muito os vizinhos e é muito provável que acabem por te chamar a atenção.

Nos casos extremos de solidão podem chegar a apresentar-se problemas esgana, vómitos e também a aparição de lesões provocadas pelo mesmo animal.

Recomendações para combater a solidão canina

Quando virmos que o nosso cão, seja cachorro ou adulto, apresenta os sintomas que anteriormente mencionávamos, deve consultar-se de imediato o veterinário para descartar outros possíveis padecimentos.

No caso de ser diagnosticada ansiedade no cão por solidão ou depressão deve-se começar a realizar um tratamento que permita eliminar as condutas e sentimentos negativos da nossa mascote.

Em casos graves de depressão por solidão costumam receitar-se medicamentos adequados para combater este problema e também terapia para reforçar a independência no cão.

Dentro destas terapias ou rotinas que se devem implementar, está a de acostumar de forma gradual o cachorro ou cão adulto à nossa ausência. Assim recomenda-se primeiro a deixá-lo poucos minutos sozinho e regressar. Depois vai-se aumentando o tempo até que já seja normal para ele.

Outro dos elementos que se integram nas terapias é evitar completamente os castigos quando chegamos a casa e o cão se portou mal. Apesar de ser muito incómodo que faça estragos, o castigo só funciona se se realizar imediatamente. Ao fazê-lo ao chegar a casa, algum tempo depois de o cão ter feito estragos, o animal não vai relacionar o castigo como ato, e não serve para nada.

O melhor então é ignorar o comportamento inadequado já que o que quer é chamar a atenção com estes danos.

Os prémios, por outro lado, são positivos. Se premiarmos o animal ao chegar a casa e ver que está tudo em ordem, o animal irá tomá-lo como algo positivo.

De todas as formas fecharemos o artigo repetindo o que dizíamos no início do artigo. Todas estas recomendações são boas, mas devem utilizar-se para que o cão não note a nossa ausência em períodos de tempo curtos. Se o cão vai estas muitas horas sozinho, embora estas façam com que o cão não destrua a casa quando estiver sozinho, não evitará a tristeza do animal depois de passar demasiadas horas sem companhia.

Nesse caso o melhor é não adotar logo um cão e aceitar que infelizmente não podemos ter um a nosso cargo.

Categorias: Comportamento,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 12 de Novembro de 2015 | 12:15
Quinta, 1 de Maio de 2014 | 12:00
Segunda, 17 de Fevereiro de 2014 | 13:02
Quinta, 16 de Janeiro de 2014 | 11:22
Terça, 9 de Julho de 2013 | 13:26
Quinta, 30 de Maio de 2013 | 12:29
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.