Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos cães 0 comentarios

As últimas horas dos nossos animais de estimação

Sexta, 15 de Agosto de 2014 | 15:03

As últimas horas dos nossos animais de estimaçãoHá sinais que são importantes nos nossos animais de estimação. Às vezes interpretá-los correctamente significa evitar-lhes um grande stress ou uma tristeza infinita. Quando chega o momento de afastarem-se de vez desta vida o nosso amigo pode apresentar várias doenças, próprias da idade e da raça. O momento de morrer também mostra sinais.

Porque é que é importante conhecer os sinais?

Os sintomas clínicos de um padecimento do nosso cão são às vezes semelhantes aos sinais de um animal moribundo. Ir a um veterinário nos seus últimos minutos implicaria submeter o nosso animal de estimação a procedimentos médicos por vezes desnecessários, dolorosos e muito difíceis de atravessar pelo cão e por ti. Se chegou a sua hora de dormir definitivamente pode acontecer que o teu amigo queira ficar num lugar íntimo e calmo.

Que nunca falte-lhe o teu amor e compreensão. Não lhe impeças de ter a sua dignidade nos seus últimos minutos. Muitas vezes o procedimento clínico que estende algumas horas da sua vida, ainda que nasce do teu amor por ele, representará um egoísmo que só conseguirá manter a sua agonia por mais tempo. Muitas vezes o melhor medicamento é o apoio e o amor.

Quais são os sinais a ter em conta?

Passividade. O cão já não brinca e as coisas não lhe chamam a atenção como antigamente eram sempre. Praticamente não mexe a cauda. Muitas vezes os cães procuram um lugar calmo para estarem quietos e dormir mais do que nunca antes de morrer.

Podes tocá-lo para que sinta o teu afecto. Não deves chorar ou alterar-te na sua presença, também livrá-lo de outros animais de estimação ou crianças que o inquietem. Respeito e apoio. Nada mais.

Abandono dos alimentos. O seu cão já não come os seus alimentos preferidos ou não come em absoluto. Pode também acontecer que deixe de beber, inclusive água. É um dos primeiros alertas do falecimento iminente. Neste caso sim podes visitar o veterinário para descartar algum transtorno digestivo ou intestinal, mas se estás seguro que não é disso que se trata , podes ajudá-lo um pouco. Experimenta com uma pequena dieta, específica para a sua idade, pois trata-se de dificuldades em engolir devido à idade avançada. Tenta com um alimento novo e diferente que possa chamar a sua atenção.

A boca. A boca do cão é um forte indicador do falecimento que se aproxima. A coloração antes rosada ou mais clara nas gengivas escurece muito. O veterinário neste caso poderá dar-te uma estimativa do tempo que resta ao teu animal de estimação de acordo com a coloração das gengivas.

Incontinência. O cão já não poderá controlar as suas funções intestinais e urinárias, não importa se está treinado. Fará qualquer espaço da casa de casa de banho. Não deves ralhar-lhe ou incomodá-lo.

Dor. O cão se queixará e quase sempre mostrará um coxear inesperado. Muitos cães antes de morrer começam a coxear. Podes consultar o veterinário para saber que analgésicos administrar-lhe. Também evitarás os passeios habituais, os quase antes lhe divertiam muito, mas agora são uma imensa tortura para ele devido à dor nas articulações e as dificuldades para respirar que poderás observar se o obrigares a acompanhar-te para algum lugar.

Reconhecer o momento em que o teu animal de estimação vai falecer permitirá preparar-te para a sua despedida adequadamente. Assim poderás lidar melhor com a pena e brindar-lhe com as condições e o amor que necessitam antes de um evento tão definitivo com esse.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 | 16:26
Quinta, 29 de Maio de 2014 | 17:59
Quinta, 8 de Maio de 2014 | 12:22
Quarta, 23 de Abril de 2014 | 13:36
Sexta, 28 de Março de 2014 | 11:23
Quinta, 1 de Agosto de 2013 | 13:50
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.