Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos cães 0 comentarios

Conselhos para acariciar o nosso cão

Sexta, 25 de Janeiro de 2013 | 15:31

Conselhos para acariciar o nosso cãoUma das ações mais importantes que devemos realizar quando temos um cão em casa, além de lhe dar uma boa alimentação, aplicar-lhe as suas respetivas vacinas ou educa-lo, é dar-lhe amor e acariciar o nosso cão.

Hoje falaremos sobre as caricias aos cães, aprenderemos a forma correta de o fazer, os seus benefícios e finalmente veremos uma serie de conselhos para acariciar da melhor forma cães próprios ou estranhos.

Como acariciar o nosso cão

As caricias nas nossas mascotes servem especialmente para lhes demonstrar o amor que sentimos por elas e também a felicidade que sentimos por estarem connosco.

Mas embora pensemos que não é possível fazê-lo mal, é possível que não estejamos a acariciar bem as nossas mascotes. Há gestos que devemos evitar e que são muito frequentes como os abraços, as palmadas ou pega-los pela cabeça.

Estes erros, como já dissemos, são muito comuns e, embora não os façamos com má intensão, os cães interpretam-nos mal porque se comunicam corporalmente, diferente de nós. Por isso as caricias devem estar adaptadas para que entendam o que queremos expressar.

Quais são as caricias que os cães entendem bem? Gestos como acariciar a barriga, que lhe cocemos as costas ou a zona atrás das orelhas são caricias que ao cães tomam como prazerosos.

Além deste contacto deve-se cuidar da intensidade da voz, para que seja alegre, e dizer-lhe frases positivas. Se o teu cão se inclinar imediatamente para ti ou se deita no chão de boca para cima é porque o acariciaste bem.

Benefícios de acaricias o nosso cão

Além de ser uma boa forma de comunicar o amor que sentes pelo teu cão, as caricias são muito beneficiosas, tanto terapeuticamente como para poder diagnosticar de forma precoce, problemas físicos.

Dentro dos benefícios na saúde do cão pode-se reduzir ou eliminar completamente o stresse que possa estar a sentir. Desta forma torna-se uma ferramenta para combater a depressão, já que as caricias alegram muito um cão.

Da mesma forma, as caricias são a melhor forma de conhecer o corpo do nosso cão e assim, quando se apresentar algo estranho, iremos reconhecê-lo imediatamente.

Desta forma as caricias podem ajudar-nos a reconhecer dolências no cão ou também nódulos suspeitos que devem ser analisados pelo veterinário. Desta forma, se se tratar de uma doença, pode dar-se rapidamente um tratamento e assim impedir problemas mais complicados.

Conselhos para acariciar um cão

E para terminar, temos uns conselhos uteis para acariciar os cães, sejam nossos ou de desconhecidos.

No caso de cães desconhecidos, a primeira coisa que temos que fazer é perguntar ao dono. Desta forma deve realizar-se um reconhecimento prévio em que o cão cheira a tua mão.

No início acaricia apenas as costas e nunca comeces pela cabeça. Quando se estabelece uma relação de confiança é pode-se acariciar as orelhas e também o abdómen de forma suave.

Uma boa forma de se aproximar de um cão e ganhar a sua confiança é dando-lhe alimento. Quando perceberes que o cão é agressivo ou se mostra nervoso, o melhor é não lhe tocares.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 | 16:26
Sexta, 15 de Agosto de 2014 | 15:03
Quinta, 29 de Maio de 2014 | 17:59
Quinta, 8 de Maio de 2014 | 12:22
Quarta, 23 de Abril de 2014 | 13:36
Sexta, 28 de Março de 2014 | 11:23
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.