Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos cães 0 comentarios

Conselhos para ter um cão pequeno são e feliz

Quinta, 8 de Maio de 2014 | 12:22

Conselhos para ter um cão pequeno são e felizCertamente que todos sabemos do que necessitamos para ser felizes e para estar sãos e saudáveis, mas sabemos o que os nossos cães pequenos necessitam para estar? A resposta é bastante semelhante à nossa, como veremos na seguinte lista com conselhos para aprender a manter os nossos animais de estimação sãos e felizes.

Diferenças entre cães pequenos e cães grandes

Como verás falamos especificamente de “cães pequenos” e não de todos os cães em geral. E é que nestas linhas queremos responder a certas dúvidas que os donos de cães de dimensões pequenos têm com frequência.

Necessitam os cães pequenos de menos exercício do que os grandes? Necessitam da mesma alimentação? Há que abrigá-los em alturas de maior frio? Especialistas veterinários afirmam que os cães pequenos não são mais frágeis do que os grandes, ainda que são mais sensíveis. Por isso há que tomar certas precauções, mas sem tratá-los como pequenos cães frágeis.

1. Alimentação

Como são animais com um estômago pequeno e com tendência a comer muito rapidamente, o importante é dar aos nossos cães pequenos uma alimentação em formato reduzido adaptado a eles, distribuída para além disso em pequenas quantidades.

Comem depressa e o seu estomago enche-se muito depressa, pelo que com esta forma de dar-lhe de comer evitamos problemas digestivos, vómitos e diarreias.

2. Articulações

Os cães pequenos podem subir escadas, podem dar passeias relaxantes de até 2 horas, mas há que ter cuidado sobretudo com as possíveis quedas de alturas razoáveis. As suas articulações e os seus ossos são mais frágeis do que os dos cães grandes, devido principalmente aos processos que foram levados a cabo para a sua criação.

Existe no mercado alimentos especiais para reforçar os seus ossos e articulações. Para além disso podem pedir ao veterinário que te aconselhe sobre complementos para fortalecê-los. Mas nunca lhe dês nada sem prescrição veterinária.

3. Frio e temperaturas

Muitos donos protegem os seus cães do frio, mas realmente o que necessitam é de uma protecção contra a humidade. Para o fazer é aconselhável optar por uma roupa impermeável e esquecer a roupa demasiado quente que não lhes protege contra a chuva.

4. Saúde

É importante saber que um cão pequeno não fica doente mais normalmente do que um cão de maior tamanho. Não obstante, qualquer tipo de inflamação ou de doença irá progredir mais rapidamente nos pequeno, pelo que tem de se estar mais atento para ver um veterinário caso seja necessário.

Com os cães pequenos há que actuar mais rapidamente. Com os primeiros sintomas há que ver um veterinário sem demoras.

5. Dentadura

Os cães pequenos nem sempre perdem os seus dentes de leite sozinhos. Se na chegada à adolescência do animal (9/10 meses) não perdeu todos os seus dentes iniciais, teremos de ir a um veterinário para que seja ele que o faça.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 | 16:26
Sexta, 15 de Agosto de 2014 | 15:03
Quinta, 29 de Maio de 2014 | 17:59
Quarta, 23 de Abril de 2014 | 13:36
Sexta, 28 de Março de 2014 | 11:23
Quinta, 1 de Agosto de 2013 | 13:50
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.