Registar | Iniciar sessão
Cuidados dos cães 0 comentarios

Os cães e o frio

Quinta, 1 de Agosto de 2013 | 13:50

Os cães e o frioQuando chega o inverno as nossas casas e temos cães é necessário conhecer alguns cuidados relacionados com os cães e o frio.

Devemos saber que há os cães de sangue quente e contam com pelo para se resguardarem do rio, há também certas raças que são propícias a senti-lo ainda mais e a apresentar doenças.

Para além de que a probabilidade de sentir frio segundo a raça, também os cachorros e os cães velhos podem senti-lo com mais força e podem ver-se também afetados na sua saúde.

Por isto é necessário que conheçamos mais sobre a relação dos cães com o frio, e para além disso conheçamos alguns conselhos para ajudar a que o nosso cão não o sinta.

Raças de cães propícias ao frio

Há classes de cães que não têm problemas com o clima frio, há outras como os chihuahuas que elas suas pequenas dimensões e estrutura corporal, têm o inverno como uma data propícia a doenças.

Para além destes cães, os Yorkshire Terrier também são propícios a sofrer de frio intenso. Como vemos, em geral todos os cães de tamanho reduzido e pouco gordura corporal são propícios a sofrer no inverno. Assim mesmo os cães maiores  ou doentes devem protegerem-se bem do frio para evitar complicações na sua saúde.

Doenças ocasionadas pelo frio

Dentro das doenças que os nossos cães podem apresentar pela exposição ao frio encontram-se a tosse canina e também a chamada traqueobronquite. Esta última é muito difícil de tratar e para além disso é infeciosa.

Prevenção

Por este tipo de doenças anteriormente mencionadas recomenda-se abrigar o cão e prevenir que apareçam estes problemas. Para abrigá-los é necessário contar com um abrigo quando se vai sair na rua.

Para além disso recomenda-se expô-lo muito pouco ao frio e apenas voltar ao normal quando o tempo melhorar.

Outras coisas que se podem fazer para evitar o frio é o uso de impermeáveis. Mas ao escolhê-los devemos ter em conta que estes sejam para cães e também que vão de acordo com as medidas do tamanho do animal.

A casota do cão

Nem todas as pessoas gostam de deixar o cão dentro das suas Casas. Nestes casos deve-se contar com um excelente alojamento para a mascote que o proteja tanto do frio como da humidade e vento que se possam apresentar.

Desta forma a casa do cão deve ter bom espaço para o animal. Também encontrar-se bem isolada, limpa, aguentar temperaturas geladas e recomenda-se utilizar na sua base madeira e também borracha que evite a presença de humidade.

Alimentação especial para o frio

Devido aos cães que são de sangue quente, no inverno requerem muito mais energia para manter o seu corpo a uma temperatura adequada. Mas não se trata-se de encher a nossa mascote de comida o tempo inteiro.

O que se deve saber é que quando a temperatura diminui um cão necessita de mais ração de comida para se manter bem. Se contarmos com uma temperatura de 21ºC e baixe para 11ºC, o nosso cão vai requerer do dobro da comida.

Tem especial cuidado com os teus animais de estimação no inverno, evita que sintam frio e faz tudo o possível para que estejam em espaços confortáveis e seguros.

Categorias: Cuidados,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quarta, 18 de Fevereiro de 2015 | 16:26
Sexta, 15 de Agosto de 2014 | 15:03
Quinta, 29 de Maio de 2014 | 17:59
Quinta, 8 de Maio de 2014 | 12:22
Quarta, 23 de Abril de 2014 | 13:36
Sexta, 28 de Março de 2014 | 11:23
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.