Registar | Iniciar sessão
Desportos para cães 0 comentarios

O Canicross

Segunda, 19 de Novembro de 2012 | 09:50

O Canicross. Desportos para cãesO Canicross é um desporto em que o dono corre juntamente com o seu cão. Este vai atado à cintura do seu dono, com uma trela que se encaixa no cinto do dono e no arnês do cão.

Mas o Canicross não é apenas correr na companhia do nosso cão. Este desporto exige a aplicação de umas técnicas e de uma formação que podem ser muito beneficiosas para a educação e o desenvolvimento do animal, e para a relação dono-mascote.

Quando nós praticamos um desporto, conhecemos os nossos limites, as nossas sensações, precauções a tomar, etc. Devemos ter esses critérios presentes no animal.

Por exemplo, devemos ser muito conscientes das limitações físicas do animal, quanto ao esforço. Muitos cães apenas querem agradar os seus donos, o que pode fazer com que às vezes corram acima das suas possibilidades, simplesmente para fazer o seu dono feliz.

Adequa o treino que seguires com o teu cão a ambos, e não apenas a ti. Segue uma progressão que vos ajude aos dois. Recomendo-te também que, antes de começar a praticar este desporto, consultes o veterinário, para que analise a saúde do cão e te aconselhe o melhor para o animal.

Durante a prática do Canicross há certas ordens que devemos inculcar no animal: mudanças de direção, mudanças de ritmo, palavras de motivação, etc. A aprendizagem destas ordens deve ser feita com cuidado e sem se precipitar. Lembra-te que o teu cão está a correr porque quer passar um bom bocado contigo. Isto deve ser um jogo pare ele.

Utiliza reforços positivos (mesmo que seja verbalmente ou com “prémios”) nos primeiros dias. Para o ânimo do cão, será beneficioso ser bajulado ao acabar um treino, ao obedecer bem a uma instrução, etc. Para o repreender podemos utilizar um energético “não”, mas sempre com compreensão. Lembra-te de que é um jogo.

As ordens que lhe inculcarmos são uma das razões pelas quais o Canicross pode ser um excelente meio de educação. A outra é o gasto de energia que fazemos no animal e que repercutirá no seu dia-a-dia.

Muitos dos cães de hoje em dia não costumam práticas as atividades para as que foram criados. Isto faz com que muitos deles estejam cheios de energia. E esta energia pode converter-se em algo destrutivo para os nossos móveis. Com o Canicross o cão gastará a energia necessária, com o que logo estará muito mais atento às nossas ordens e mais tranquilo em casa.

Para praticar o Canicross apenas necessitaremos um arnês especial de corrida para o cão (os arneses de passeio não servem), uma trela com amortecedor (o comprimento máximo aconselhado é de 2,5 m) e u cinturão amplo especial para proteger as costas do corredor e dos puxões do cão.

Todos os cães podem praticar Canicross, sempre e quanto tiverem mais de um ano de idade, claro. Embora o habitual sejam os cães de raças medias-grandes como os Bracos, os Pastores, os cães nórdicos ou inclusive o Doberman.

Categorias: Desportos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 11 de Fevereiro de 2013 | 11:37
Segunda, 24 de Dezembro de 2012 | 15:02
Domingo, 2 de Dezembro de 2012 | 14:07
Terça, 20 de Novembro de 2012 | 14:00
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.