Jogar com o frisbee é desde à muitas décadas um treino, tanto para as pessoas como para os cães. O Dogfrisbee é um jogo em que o dono e o cão interagem com o disco. Além de ser uma atividade muito divertida para ambos é também perfeita para cães que necessitam de muita atividade física.
Mas, antes de mais, saibamos o que é o Dogfrisbee. Este jogo consiste em lançar um frisbee para que o nosso cão o apanhe no ar com a sua boca. Para que este jogo seja completamente divertido e seguro, devemos seguir uma serie de padrões, já que este não só consiste em lançar e apanhar.
Além disso, embora possamos chegar a pensar que é fácil que o cão realize esta ação, realmente não é tanto e requere uma técnica e de umas precauções.
A primeira coisa que temos que saber é que para que o cão apanhe o disco, este deve ir a uma determinada altura e a uma velocidade razoável. Tudo isto tem que ser trabalhado praticando os nossos lançamentos de frisbee para que tenham uma altura e uma força adequada que não incomode ninguém, e muito menos à nossa mascote.
Tanto a altura como a velocidade, devem ser adaptadas às condições do nosso cão. Nunca devemos forçar demasiado a nossa mascote já que pode chegar a sentir frustração e não disfrutar do jogo.
Uma vez que tenhamos treinado os lançamentos, é o momento de ir para um espaço aberto com a nossa mascote e passar momentos divertidos vendo-o saltar e apanhar o frisbee.
Como fazer com que o nosso cão nos devolva o frisbee?
Como tudo, isto requere uma aprendizagem prévia. O cão não conhecerá o mecanismo do jogo até que lho ensinemos. E isto pode ser feito através de recompensas.
As guloseimas e os reforços de humor irão ajudar-te nesta fase de educação, fazendo com que o interesse do animal, pela atividade, cresça.
Quando o cão descobrir como é divertido para ele, já não precisará de recompensas. Ele vai mesmo divertir-se, como poderás ver.
Lembra-te de ser paciente, já que com toda a primeira atividade ou ensino se pode demorar um pouco a entendê-la ou entendê-la ou disfrutá-la. E se, depois de o tentares em diversas ocasiões descobrires que o animal não se entende com este jogo, o melhor é que não insistas e procures outro desporto para realizar com o cão.