Registar | Iniciar sessão
Desportos para cães 0 comentarios

Schutzhund

Segunda, 24 de Dezembro de 2012 | 15:02

Schutzhund, desporto caninoEsta palavra alemã designa o nome de um dos desportos caninos mais rigorosos que existem. O Schutzhund procura avaliar o caráter e a utilidade de um cão como guardião e protetor.

Embora nos seus inícios o objetivo fosse o de preservar as características e as capacidades da raça Pastor Alemão, atualmente aceita-se qualquer tipo de raça neste desporto canino. A única condição é que se cumpra as três capacidades ou características em que os cães se devem exercitar: Rastreio, obediência e proteção.

Caraterísticas do Schutzhund

Para conhecer mais sobre este desporto falaremos detalhadamente das caraterísticas que o envolvem, as quais devem ser desenvolvidas no cão para assim incentivar a sua utilidade e sobretudo melhorar as relações com o seu dono.

A primeira das três capacidades, a de rastreio, realizam-se provas onde a perseverança do animal, assim como a sua concentração e a sua capacidade de olfato são postas à prova.

No caso da segunda capacidade, a obediência, realizam-se provas para examinar o sensível que é à perceção da voz do seu dono ou guia. O que se valoriza é que o cão cumpra firmemente as ordens do guia, assim como que permaneça ao seu lado.

A última capacidade é a de defesa. Na avaliação desta caraterística é de vital importância examinar o caráter do animal. Aqui, além da sua força avalia-se a sua coragem e confiança. Nesta prova integram.se os valores das capacidades anteriores, rastreio e obediência ao guia.

A prova comum baseia-se na busca de um figurante que se esconde no terreno de prova. O cão deve retê-lo e em caso de querer escapar, deve sujeitá-lo com o seu focinho no braço. Isto, até que chegue o seu guia e dê a ordem de o soltar, a qual deve ser cumprida num instante.

O desporto Schutzhund para as mascotes

Apesar de parecer um desporto de concurso, também pode ser praticado com as mascotes como parte do seu treino.

Normalmente vemos os pastores alemães a realizar estas atividades, sobretudo nos de tipo policial ou militar. Em todo o caso, como mencionava ao início, qualquer raça é aceite desde que nela se possam desenvolver as três habilidades mencionadas.

Treinar o nosso cão para este desporto ajudará a gerar uma maior aproximação entre a mascote e o dono. Além disso, ajudará a potenciar as suas habilidades e a formar um caráter firme mas igualmente fiel, amistoso e obediente no animal.

Categorias: Desportos,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 11 de Fevereiro de 2013 | 11:37
Domingo, 2 de Dezembro de 2012 | 14:07
Terça, 20 de Novembro de 2012 | 14:00
Segunda, 19 de Novembro de 2012 | 09:50
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.