Registar | Iniciar sessão
Doenças de cães 0 comentarios

Artrose nos cães

Terça, 16 de Outubro de 2012 | 12:40

Artrose nos cãesOs cães muitas vezes podem sofrer de claudicação. As causas da claudicação são diversas, mas ouvimos falar frequentemente de artrose, e nem sempre nos cães adultos. Mas, o que é a artrose?

A artrose é uma doença muito comum nas articulações dos cães, independente da sua idade. Esta doença carateriza-se pela destruição progressiva da cartilagem articular que cobre os ossos a nível das articulações e ajuda a absorver os golpes como se fosse um amortecedor. A formação de um tecido ósseo anormal nas articulações é própria da evolução da artrose.

A artrose provoca dor e, a longo prazo, dificulta o movimento do animal. As articulações, pouco a pouco, perdem a sua flexibilidade e os movimentos tornam-se cada vez mais difíceis para o cão. A artrose é a evolução sistemática de uma articulação que sofre e envelhece.

Os diferentes tipos de artrose

- Artrose primitiva. Esta é a artrose que afeta os cães velhos e deve-se ao desgaste das articulações. Conforme o anilam envelhece, a cartilagem tem dificuldade em regenerar-se. Em casos graves a cartilagem desaparece gradualmente. Neste tipo de artroses, devido a idade, diversas articulações são afetadas ao mesmo tempo.

- Artrose secundária. Desenvolve-se numa articulação que está a funcionar mal. Isto ocorre quando uma articulação está mal formada, sendo assim instável. Uma caso muito claro é a displasia da anca nos cães de raças grandes.

Da mesma maneira, quando uma articulação sofreu uma fratura, esta tem mais risco de desenvolver artrose.

Danos relacionados com a artrose

A cartilagem que cobre a superfície dos ossos ao nível das articulações é destruída progressivamente. O papel de “amortecedor” da cartilagem é perdido, pelo que os movimentos se tornam dolorosos.

Como o animal sofre quando move a articulação doente, este evita fazer movimentos que impliquem a articulação. A consequência disto é que os músculos se atrofiam. Muitas vezes fala-se de fusão do músculo.

Os sintomas

A artrose pode afetar varias articulações. Como o cão é um quadrupede, a artrose afeta principalmente as articulações que suportam o corpo: Quadris, joelhos, ombros e cotovelos.

Na primeira etapa, o cão vai-se negando gradualmente a saltar, fazer exercício, correr, etc. O animal evitará apoiar-se no membro afetado e passará a atividade para o resto das extremidades. É através disso que detetamos a claudicação.

Numa segunda etapa muito mais avançada, o cão irá queixar-se de certos movimentos, chegando mesmo a tentar morder. Um cão velho que sofra de artrose, embora não seja problemático ao inico, pode morder quando se mover ou quando se pressione as suas articulações doridas.

Infelizmente os sintomas pioram quando faz frio, quando o clima muda de forma repentina ou depois de fazer exercício. Nessas situações o cão apresentará crises agudas muito dolorosas com uma claudicação muito evidente.

Numa última etapa produz-se o bloqueio da articulação (ancilose).Esta reduz a dor, mas alguns movimentos já não serão possíveis de realizar.

Tratamento da Artrose

O objetivo do tratamento é aliviar o cão, porque infelizmente a artrose não desaparece. O tratamento geralmente dado pelos veterinários é reduzir a atividade física para aliviar as articulações dos animais (saídas com trela, caminhadas curtas e sem grandes esforços, evitar subir e descer escadas, etc.)

O tratamento médico baseia-se na administração de anti-inflamatórios. Sempre que seja possível aconselhamos a que façamos com que o cão faça um exercício moderado diário (caminhar varias vezes por dia ao ritmos que o cão queira andar). Isto manterá um pouco a musculatura do animal.

O veterinário também poderá proporcionar protetores de cartilagem articular para o cão, que podem ser benéficos para o cão. Existem também injeções de ácidos gordos que têm efeitos muito benéficos em outros casos.

Através da nutrição podemos tentar prevenir e aliviar a artrose, visto que existem alimentos que ajudam a aliviar as articulações e melhorar a mobilidade nos cães com artrose. Em qualquer dos casos, o melhor é consultar o seu veterinário, pois é o único que poderá assegura-lo da melhor forma possível.

Categorias: Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 5 de Fevereiro de 2015 | 12:46
Quarta, 5 de Junho de 2013 | 14:02
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 13:21
Quinta, 17 de Janeiro de 2013 | 13:10
Terça, 8 de Janeiro de 2013 | 15:20
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.