Registar | Iniciar sessão
Doenças de cães 0 comentarios

A cinomose canina

Sexta, 21 de Setembro de 2012 | 16:22

A cinomose caninaA cinomose é uma doença viral muito perigosa, especialmente para os cachorros. É uma doença produzida, por um vírus, cinomose, que tem uma estrutura muito similar ao vírus do sarampo. A sua capacidade de propagação é extraordinária.

A porta de entrada do vírus da cinomose canina é a inalação do vírus (ar). A partir daí passa para as amígdalas palatinas e para os gânglios dos brônquios, seguindo o seu curso até a corrente sanguínea. Isto ocorre em aproximadamente 48 horas, distribuindo-se logo por todo o organismo.

Além disso, tem uma desenvolvida capacidade de permanecia no ambiento, o que permita que seja uma das doenças virais mais contagiosas durante períodos de tempo prolongados. Está igualmente muito propagada por todo o mundo.

O período medio de incubação da doença vaie entre uma e duas semanas, embora se conheça a possibilidade de apesar se manifestar depois de vinte e um dias.

Os sintomas da doença no animal são muito variados: Decaimento, presença de secreção mucosa de cor verde amarelada nos olhos e no nariz, tosse intermitente, vómitos, aumento da temperatura corporal, diarreia,… Embora um dos primeiros sintomas mais fáceis de detetar seja o aumento da temperatura corporal, as vezes aparecem problemas gastrointestinais e respiratórios em conjunto (embora também se possam dar em separado).

Se o sistema imunitário do animal reagir adequadamente, a partir deste ponto apenas aparecerão mais sintomas da doença. Se não, a partir daí aparecerão outros sintomas.

Não se conhece um tratamento totalmente eficaz contra a cinomose. Além disso, nem todos os exemplares reagem da mesma forma perante uma infeção deste vírus. Por isso os tratamentos para trata-la são muito diferentes.

Como a maioria das doenças virais, o tratamento que se segue é de apoio para consolidar e fortalecer o sistema imunológico e para prevenir a infeção secundária. Por azar, as razões acima explicadas, a cinomose, na maioria dos casos, é mortal. Além disso, os animais que se recuperam podem ficar com problemas nervosos e a sua recuperação é um estado de sofrimento continuo.

Como prevenir a cinomose? A proteção mais segura é a vacina, mas por azar a ciência ainda não desenvolveu uma vacina contra a cinomose que garanta a imunidade do cão para toda a sua vida, com apenas uma aplicação. Aconselha-se a começar a vacina-lo com 45 dias de idade.

Categorias: Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 5 de Fevereiro de 2015 | 12:46
Quarta, 5 de Junho de 2013 | 14:02
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 13:21
Quinta, 17 de Janeiro de 2013 | 13:10
Terça, 8 de Janeiro de 2013 | 15:20
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.