Registar | Iniciar sessão
Doenças de cães 0 comentarios

Doenças mais comuns nos cães

Sexta, 19 de Outubro de 2012 | 13:14

Doenças mais comuns nos cãesÉ comum que as nossas mascotes, em algum momento das suas vidas, apresentem um certo tipo de infeções e doenças associadas a zonas específicas do seu corpo.

Muitas vezes as causas devem-se a fatores ambientais que não são consequência da ausência de vacinas, mas que podem ter um resultado mais grave se não forem prestados os cuidados e recomendações do especialista.

É por isto, e pensando em oferecer-vos uma correta informação, que vos mencionarei algumas das doenças mais comuns que afetam as mascotes de casa.

Começaremos pela boca. Esta é uma das zonas que mais se encontra exposta a doenças e bactérias, as áreas que mais se inflamam são as gengivas, devido a uma acumulação de resíduos de comida.

A inflamação aparece sempre com uma vermelhidão das partes, com um pouco de sangramento. Nos casos mais severos, apresenta-se acumulação de pus.

O melhor dos tratamentos e sobretudo das ações preventivas consiste na lavagem dos dentes das nossas mascotes todos os dias. Além disso, existem produtos de grande variedade e preço para aplicas nos dentes das mascotes e evitas desta forma a acumulação de placa e cálculos nos dentes.

Outra das doenças que mais afeta os dentes dos cães são as caries, também produzidas pela ausência de limpeza.

Lembra-te que os dentes dos cães sãs a sua principal fonte de alimentação e bem-estar.

Outro tipo de doenças comuns que afetam as mascotes dá-se na zona dos olhos. Doenças como a conjuntivite apresentam-se muito frequentemente nos cães.

Esta irritação da zona ocular deve-se a um excesso de pó ou de irritação na membrana dos olhos por produtos ou questões ambientais. Com a conjuntivite veremos as nossas mascotes segregar uma substancia amarelenta dos olhos que impede a sua visão.

Uma vez que a mascote apresenta este tipo de sintomatologia é necessário que se peça uma revisão ao veterinário que proporcionará os medicamentos necessários para o tratamento.

Em casa é indispensável manter os olhos livres deste tipo de secreção, já que isto atrai moscas e com elas, outro tipo de infeções. O algodão e água tépida são uma boa forma de manter os olhos da mascote perfeitamente limpos.

As doenças dos ouvidos também são muito populares, e devem-se a múltiplos fatores que irritam os canais auditivos.

Normalmente relacionam-se com uma má prática do banho com que os ouvidos recebem um pouco de água. Outras vezes deve-se a irritações por alguma doença ou por condições inflamatórias nas raças de orelhas compridas e com pelo abundante.

É importante que se realize uma limpeza adequada cos canais auditivos do cão e nas ocasiões em que se deve dar-lhe banho, se tenha muito cuidado com esta zona para evitar complicações.

Lembra-te que se deve visitar o veterinário duas vezes por ano, isto permite prevenir muitas doenças e além disso controla a saúde das mascotes.

Categorias: Higiene, Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 5 de Fevereiro de 2015 | 12:46
Quarta, 21 de Janeiro de 2015 | 17:34
Quarta, 25 de Setembro de 2013 | 11:16
Quarta, 21 de Agosto de 2013 | 10:23
Quarta, 5 de Junho de 2013 | 14:02
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.