Registar | Iniciar sessão
Doenças de cães 0 comentarios

A raiva canina

Sexta, 21 de Setembro de 2012 | 16:37

A raiva caninaA raiva canina é uma doença bastante grave que já tomou milhares de vidas humanas no mundo inteiro, e que é originada por um viros que afeta todos os animais de sangue quente, incluindo o Homem. Ainda não foi totalmente erradicada, por isso que, por ano, todos os cães e gatos sejam vacinados.

Uma das principais causas pelo que não se conseguiu controlar a doença a 100% é o número tão elevado de animais de rua. Estes constituem um grande foco de infeção desta doença, assim como muitas outras.

A raiva canina distingue-se em duas formas: A raiva furiosa e a paralítica ou muda.

A raiva furiosa. O período de incubação deste tipo de raiva vai desde 10 dias a 2 meses. Na fase inicial, os cães mostram uma mudança de atitude, escondem-se em recantos obscuros e mostram agitação, andam as voltas irrequietos e o animal sobressalta-se ao mínimo estímulo.

Conforme a doença avança, os sinais de excitação e agitação aumentam de forma notória. O cão torna-se perigosamente agressivo, com tendência a morder objetos, animais ou mesmo o homem (incluindo o seu dono). Muitas vezes morde-se a si mesmo, infligindo graves feridas em si próprio.

Na fase terminal da doença podem observar-se convulsões, descoordenação muscular e paralisia dos músculos do tronco e extremidades.

A raiva muda. Esta é caraterizada por sinais paralíticos. A fase de excitação (fase inicial) é muito curta ou mesmo ausente. A paralisia começa pelos músculos da cabeça e pescoço. Depois segue-se a paralisia geral e termina com a morte do animal.

Não há tratamento possível para tratar o animal com esta doença, tendo este que ser abatido pelas autoridades da secretaria de saúde. Os humanos que padecerem desta doença podem sobreviver se forem vacinados rapidamente.

Prevenção da doença

O único método eficaz para lutar contra a raiva é a vacinação periódica da população canina- Esta vacina não possui efeitos secundários, é muito barata, é administrada uma vez por ano por via subcutânea, que é o método menos doloroso para o animal.

Categorias: Doenças,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 5 de Fevereiro de 2015 | 12:46
Quarta, 5 de Junho de 2013 | 14:02
Quarta, 15 de Maio de 2013 | 17:17
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 13:21
Quinta, 17 de Janeiro de 2013 | 13:10
Terça, 8 de Janeiro de 2013 | 15:20
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.