Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Bases da educação canina

Quinta, 28 de Fevereiro de 2013 | 15:19

Bases da educação caninaPara ter os teus cães bem-educados, não precisas de um manual. O que deves fazer é ter umas bases firmes e cumpri-las à letra sem as variar constantemente. Devem ser sempre as mesmas e manter-se fixas. A educação para cães não é uma tarefa tão difícil sempre que tenhas claro as bases que te vou explicando a seguir.

O mais importante para a educação para cães é ser o líder e que o teu cão seja quem te obedeça e seja dócil. Dito de outra maneira: o seguidor.

Começando pelo princípio, há três coisas vitais que devem seguir-se, coisas que costumam esquecer-se, o que não é realmente consciente de que faltam, visto que embora não seja o que se deve fazer, trata-se os cães como se fossem humanos e eles precisam de outro tipo de vida, outra forma de fazer.

Os caninos nascem para viver em matilha e com instinto caçador, o que faz com que tenham tanta energia. Esta forma de vida, o precisar de estar em matilha, afeta-os quando estão todo o dia sozinhos no jardim, com a falta de carinho, o calor e a aproximação e nem sequer se exercitam, não se lhe dá o que precisam ao tê-los ali praticamente abandonados. As vezes esquecemos de que o que faria os nossos cães realmente felizes é a própria educação para cães, já que lhes dá o que precisam.

Dito isto, como se pode imaginar, a primeira base para ter bem os caninos, é fazendo com que se exercitem. O teu cão estará contente, tranquilo e relaxado porque terá esgotado as energias que às vezes os torna hiperativos, e este estado de tranquilidade é o momento útil e necessário para começar a educa-lo. Estará predisposto a começar a ser ensinado por estar precisamente num estado de relaxamento.

Este mesmo estado tranquilo também faz com que não tenham a necessidade de compensar com outras coisas, como morder os móveis, arranhá-los ou morder as almofadas.

Outra das bases para a educação para os cães é a disciplina. Como te comentei antes, tu és o líder e o teu cão deve ser o teu seguidor. O que quer dizer isto? Simples: tu és quem dá as ordens e queres ser obedecido, não? Pois isso irá converter-te no líder, aquele que deve ter o controlo do que ocorre.

Para isso dever fazer-lhe saber que é assim, impondo uma serie de normas a cumprir que sejam sempre as mesmas. Isto é, se não queres que o teu cão suba para o sofá, não podes deixar subir nem um dia, e quando o fizer diz-lhe um “Não” firme e espera que ele desça. Quando o fizer, dá-lhe uma recompensa.

E já para finalizar, a ultima coisa a ter em conta é a rotina, dever ser constante e consequente. Com estas simples bases, tu e o teu cão estarão muito felizes e tranquilos.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.