Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Como educar corretamente um pastor belga

Domingo, 27 de Janeiro de 2013 | 14:50

Como educar corretamente um pastor belgaO pastor belga é uma raça formada por cinco raças distintas, pelo que temos cinco variedades bem diferentes de pastor belga: groenendael, laekonism tervueren, malinois e drako.

Contudo, todos são aceites dentro da mesma raça, pelo que na altura de o educar, deguiremos as mesmas regras para todos, embora a sua personalidade e a sua conduta possam variar ligeiramente.

O pastor belga é originário da Bélgica. Durante o seculo XIX havia uma grande quantidade de cães pastores sem nenhuma raça exata, cuja personalidade era parecida, do mesmo modo que a sua conduta, apesar de a sua aparência ser distinta.

Foi então quando se considerou estabelecer o padrão em 1892, aceitando apenas três tipos de pelagem.

Estamos a falar de um cão muito enérgico que não pode parar quieto. É nervoso, costuma estar atento e é muito movimentado. Tudo isto pode fazer-nos pensar que é um animal difícil de educar, mas não é o caso. É um animal inesgotável com muita vontade de praticar atividades, mas no seu instinto também está obedecer e fazer o seu dono feliz, pelo que a sua educação se torna mais simples do que se imagina de um cão tão cheio de vitalidade.

Para uma boa educação, o principal é deixar que gaste todas as energias mediante exercício, longos passeios e brincando muito com ele. Fazer com que faça circuitos de corridas é uma boa forma de o esgotar por completo, do mesmo modo que fazer com que vá buscar coisas ou realize diversas tarefas, mas para isso há que ensiná-lo a obedecer.

É tão simples como cansá-lo o suficiente para poder educá-lo. Com uns dez minutos por dia será suficiente. Ensina-lhe onde tem que fazer as suas necessidades, a vir quando o chamamos ou a saber quando tem que comer. Não será uma tarefa complicada, visto que o seu principal objetivo é fazer o seu dono feliz.

Há vários tipos de pastor belga que precisam de cuidados para a sua pelagem, devido a o terem muito longo e fino; este é o caso do tervueren ou o groenendael. Outras coisas a prevenir são a displasia de quadril, por exemplo. Mas, seguindo estes passos, desfrutaremos de um pastor belga ideal, com o que poderemos sair para fazer desporto ao ar livre. Algo que estes animais apreciam muito.

Categorias: Raças de cães, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Quarta, 20 de Fevereiro de 2013 | 12:37
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 11:27
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.