Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Como educar um cão?

Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16

Como educar um cão?Ainda que alguns pensam que não, os cães tal como os seres humanos são capazes de aprender durante toda a sua vida. Se bem que é certo, que um cachorro é mais fácil de treinar, se adoptares um cão adulto não se sintas com desalento pois é possível adaptá-lo às condições e características da tua família.

AO CHEGAR A CASA

Tanto se adoptares um cão adulto como um pequeno, é importante que saibas se recebeu o treino básico. Se pelo menos conhece as normas básicas de senta-te, deita-te, vem, quieto e de pé. Isto indicará o ponto donde deves partir.

Em ambos os casos deves assegurar-te que esteja adaptado ao toque dos humanos. Por sua vez, se optas por m cão adulto não te esqueças de o meter em contacto antes de levá-lo para casa, com todos os membros da família. Sair a passear com ele é uma boa forma de conhecer-se e criar um clima de confiança.

Uma vez em casa, tanto o cão (já treinado) como o cão adulto, devem submeter-se à disciplina da tua casa. Iniciarás um treino de vida doméstico e o ensinarás que não morda. Desta forma, te assegurarás de que não ladre por gosto, estrague o teu jardim e enche a casa de terra, ou te estrague os móveis com os seus dentes e unhas.

SOCIALIZAR

O processo de socialização de um animal é determinante para a sua vida como parte de uma família. A socialização de um cão inicia-se desde que abre os olhos, nas suas primeiras semanas depois de nascer; é um processo que nunca finaliza. Certamente que desejas ter em casa um cão que não ataque os teus convidados, vizinhos ou amigos!

Como educar um cão?Para conseguir isto vais-te assegurar que o teu cão esteja em contacto com muitas pessoas. É bom que quando alguém o deseje tocar, lhe ofereça algo para comer para que se sinta atraído e se deixe acariciar. Igualmente, tem contigo sempre um par de guloseimas para que o premies quando faça algo bem, ou tenho lugar um sucesso que o possa assustar.

PARA ACALMAR OS LATIDOS

Quando um cão, especialmente as crias, chegam a uma nova casa ou é separada da sua mãe, geralmente passará as primeiras noites ladrando e tu sem dormir.

Especialistas asseguram que um bom truque para que o cão acalma os seus latidos é encher os brinquedos para morder com os seus alimentos. Segundo estudos, quando um cão come de um brinquedo reduz os seus latidos em uns 90 porcento, ao mesmo tempo que diminui a sua ansiedade.

Recomenda-se, então, pesar a ração diária do cão, humedecê-la e colocá-la dentro do brinquedo para depois congelá-la e brindá-la nas refeições. Esta mesma fórmula, a podes aplicar quando desejares premiar o teu animal de estimação.

TREINO

Na actualidade, recomenda-se treinar os cães sem correia. Através de estímulos que não impliquem toques ou correias, pois sendo assim o animal apenas responderás quando tem a correia posta e a ideia é que com apenas ouvindo as vozes, actue.

Manter o treino de um cão adulto será sempre benéfico. Os novos exercício e tarefas melhoraram a sua qualidade de vida, ao mesmo tempo que manterão alerta e nos permitirá identificar quando há uma mudança na sua saúde.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Sábado, 21 de Setembro de 2013 | 13:24
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.