Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Como treinar um Mastim napolitano

Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 11:27

Como treinar um Mastim napolitanoEmbora seja um dos cães de maior porte e muita gente os temer por uma ferocidade hipotética, o Mastim napolitano é qualquer coisa menos agressivo. Na realidade é um animal muito sereno e leal, e um grande amante da família e da companhia.

É muito paciente com as crianças, sempre dócil e afetuoso, capaz de suportar qualquer travessura, etc. Mas para te assegurares de que tenha um comportamento exemplar, o melhor é treinar o teu Mastim napolitano antes que adquira maus hábitos.

Este cão é originário da antiga Roma e o seu primeiro antepassado parece ser o molosso romano, que era o cão preferido dos césares. O seu uso era para o combate nos circos, mas também, e isto é muito importante, a custódia e a proteção do lar.

Porque é de tanta importância? Porque é o traço mais característico que permanecei na raça. Para treinar o Mastim Napolitano deves saber que o sei instinto é fazer qualquer coisa pelos seus donos, protege-los de qualquer perigo.

Para o treino correto de um cão desta raça deves assegurar-te de ser consequente com os teus atos e as tuas instruções: impõe uns limites e umas normas de comportamento, e assegura-te de que sejam sempre firmes e iguais. Não cedas por muitas caras ternas que te faça, porque precisa de estabilidade para saber o que esperar.

O exercício é bom para os cães porque têm que gastar energia. E no caso do Mastim Napolitano, não é pouca! Se tem qualquer mau comportamento, não deves gritar com ele ou bater-lhe (pensa que é um cão de defesa e sabe muito bem como proteger-se), senão o melhor que podes fazer é recompensá-lo quando se portar bem e corrigir o que estiver mal.

Se morder a perna da mesa diz-lhe “não!”, dá-lhe um brinquedo mastigável, e quando o morder premia-o com carícias ou guloseimas. Assim saberá o que é bom e o que não.

Com esta informação treinar um mastim napolitano será simples. Tem sempre em conta que pode aguentar tudo, mas também não deixes que os teus filhos lhe estejam sempre a puxar as orelhas. E acostuma-o a aceitas os desconhecidos que venham de visita para que não haja nenhum problema. Para isso, nada como uma boa socialização.

Categorias: Raças de cães, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Quarta, 20 de Fevereiro de 2013 | 12:37
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Sexta, 1 de Fevereiro de 2013 | 13:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.