Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

A educação canina

Segunda, 25 de Fevereiro de 2013 | 12:35

A educação caninaMuitos se perguntam se a educação canina é muito complicada. A resposta é não. A maioria pensa que é complicado, inclusive impossível de conseguir, porque não sabem como fazer com que os seus cães deixem de ladrar, que não façam as suas necessidades em casa, que não peçam comida quando não for o momento, ou que não mordam os móveis.

Aparentemente muitos treinadores caninos mantêm secretos os truques para educar os cães, porque se se soubesse como é simples educar um cão, deixariam de ter trabalho.

A segunda pergunta que fazemos, é de onde saíram tantos problemas na educação canina. Pois grande parte destes problemas provém do próprio ser humano, isto é, dos donos.

Enchamos as nossas mascotes de carinho e amor, mas não lhes podemos dar mais do que aquilo que precisam: a disciplina deve ser mantida. O cão, ao ser um animal social, precisa de uma disciplina para se sentir bem consigo mesmo, e muitas vezes negamos-lha ao dar-lhe mimos e todos os caprichos que queira.

Isto faz com que o cão se torne instável, dominante e assustadiço, pois aumentam as falhas na sua conduta. Para evitar esta classe de problemas, é necessário uma boa educação canina.

Não existem motivos para não educares o teu cão: trata-se de uma tarefa que requer uns dez ou quinze minutos diários para remarcar a tua liderança. É divertido, melhora a tua relação com ele e não é nada custoso. Em troca, vais livrar-te de que faça as suas necessidades em casa, de que morda os móveis ou que ladre sem parar.

Além disso trata-se de uma tarefa complicada. Para começar, não entende as palavras que pronunciamos, mas sim o tom da nossa voz, os gestos e as nossas ações. Aplicando-lhe umas regras básicas como não subir para o sofá, não pedir comida quando não é hora ou não ladrar a toda a hora, aprenderá sem nenhum problema tudo o que quisermos.

Resumindo, a educação canina, ao contrário do que se pensa, é uma tarefa muito simples, que não nos tira muito mais do que quinze minutos diários para ensinar-lhe alguns truques ao teu cão, melhorando a vossa relação. Não esqueças que deves mostrar-te firme e seguro de ti mesmo.

O exercício também é fundamental. Pelo menos há que levá-lo a passear durante meia hora por dia, embora o ideal seja levá-lo três vezes por dia para que brinque e gaste energias. Assim pois, educar um cão está ao alcance de todos aqueles que estiverem dispostos a tentar.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.