Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Educação canina: a chamada

Domingo, 17 de Março de 2013 | 16:57

Educação canina: a chamadaHá muitos truques uteis na educação canina, truques que podes ensinar ao teu cão. Não são apenas uma ação divertida para fascinar os convidados, nem é unicamente um jogo com que se divertirem com as vossas mascotes: os truques podem chegar a salvar a tua vida e a do teu cão.

O que veremos hoje é um dos mais úteis e recorrentes, um que vais utilizar muito se pretendes educar a tua mascote: ensinar-lhe a vir quando o chamas.

Vem” é um dos truques mais úteis do reportório da educação canina. Não só chamas o teu cão para o teu lado na hora de lhe dares de comer ou para lhe por a trela, ou só para que deixe de fazer algo que não gostes e venha para o pé de ti. O “Vem” pode servir-te para evitar que atravesse a rua sozinho, para que deixe de perseguir o gato, para que não vá atras de uma moto ou para que não se aproxime das armadilhas para ratos que poderiam envenena-lo.

Recomendo encarecidamente este truque como um dos primeiros a ensinar ao teu cão. Para isso precisarás apenas de um espaço fechado e, um clicker (muito recomendado) ou uma palavra “click”, isto é, uma palavra que utilizes no lugar do clicker.

Essa palavra pode ser “bem” ou “ok”, algo curto e simples de dizer rapidamente quando o teu cão fizer bem o exercício. Aparte disso, pôr-lhe uma coleira e uma trela de uns 6 metros de comprimento é recomendável, mas não estritamente necessário. Apenas te servirá para que não se afaste demasiado. Mas se o quarto não for particularmente grande, não há problema.

AH! E o mais importante: recompensas. Guloseimas para cães, pedaços de comida (muito poucos e pequenos, porque lembra-te que não entra na dieta dos cães), etc. Algo com que o recompensar depois co “click”.

Bem, estás no quarto fechado com o teu cão. Mantem-te a uma distância prudente dele, uns três ou quatro metros. Pega na guloseima e mostra-lhe. Quando ele vem, diz-lhe “Vem!”, e dás-lhe a guloseima. Repete-o várias vezes, para que comece a relacionar essa palavra com um prémio.

Depois varia um pouco o método. Diz-lhe “Vem!” quando estiver a olhar para ti e mostra-lhe a guloseima apenas depois de lhe teres dado a ordem. Quando vier, dás-lhe a guloseima.

Depois de algumas tentativas, muda outra vez: dá-lhe só a ordem, não lhe mostres nenhum prémio. Se se portou bem e já relaciona a ordem e a ação, irá ter contigo. Se o fez, recompensa-o. Se não, volta ao passo anterior e faz mais algumas tentativas.

Agora o teu cão já entende quando lhe ordenas que venha, por isso é a hora de começar a mudar os prémios: em vez de lhe dares uma guloseima, vais variando-o e acaricia-o, diz-lhe umas palavras agradáveis, noutras não vezes não faças nada a não ser mostrar-lhe um sorriso. Para que veja que o “vem” não implica sempre comida, mas continuem a ser sempre prémios bem recebidos.

Depois vem a prova de fogo: ordena-lhe que venha para o teu lado estando fora do quarto, numa divisão maior, no jardim, e finalmente na rua.

Recorda que para ensinar truques ao teu cão não tens que alongar demasiado os exercícios. Com sessões de treinos caninos de dez minutos por dia deveria ser suficiente. Não tentes ir demasiado depressa, assim ele aprenderá melhor e mais tranquilo. Há muitos outros truques que podem servir-te no dia-a-dia com a tua mascote, mas vai com calma, de um em um.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.