Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Educar um cão Schnauzer miniatura

Segunda, 7 de Janeiro de 2013 | 13:48

Educar um cão Schnauzer miniaturaNa hora de educar um Schnauzer miniatura há que saber em primeiro lugar que não se trata de uma cópia pequena dos seus primos, o Schnauzer medio e gigante.

Este pequeno redemoinho tem mais de terrier que de Schnauzer, guardando deste apenas o aspeto. É pequeno, quadrado e carinhoso, muito obstinado e nervoso.

Como todos os cães com personalidade de terrier é um animal com muita vontade de correr e perseguir pequenas presas, como ratos ou lagartixas, e neste caso em concreto, também estamos perante um animal com um latido fácil, muito alerta perante qualquer ruido imprevisto.

Para educar um Schnauzer miniatura há que tomar conta destes pontos porque, por exemplo, seria bom ensiná-lo quando pode ladrar. Mas não é tão aterrador como parece: basta que sejas paciente e tenhas uma atitude adequada como líder da manada, isto é, seguro e firme.

O maior erro de todos na educação canina é ceder às exigências do cão, e com um animal como o Schnauzer miniatura é ainda pior. As raças mais enérgicas e alertas têm tendência a aproveitar a fraqueza (isto é, a falta de firmeza e segurança que se denota quando lhe concedemos os caprichos que pede) para fazerem o que querem e se tornarem nos donos da casa.

E digo que é o maior erro porque podemos tolerar que peça comida à mesa e faça barulho quando nos aproximemos do seu prato, mas que não morda os nossos móveis nem ladre de madrugada, não é verdade?

Há que contêr a agressividade e a dominio ensinando-lhe que és tu quem manda. Para fazê-lo demonstra-lhe que ele vai fazer o que tu quiseres, e não o que ele quer.

Se subir para o sofá, fá-lo descer e diz-lhe “não!” com firmeza e dá-lhe uma recompensa por não subir. Se lhe deres um prémio por te obedecer, se lhe ensinares mediante a recompensa do comportamento adequado, aprenderá mais depressa e não só isso: também irá reforçar a sua relação contigo.

Em resumo: sê firme e consequente. Para educar um Schnauzer miniatura jamais deves curvar-te ou associará isso como uma amostra de debilidade. Sê o líder, sê o alfa, e terás o melhor cão de todos.

Categorias: Raças de cães, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Quarta, 27 de Março de 2013 | 15:26
Quinta, 21 de Março de 2013 | 11:29
Quarta, 20 de Fevereiro de 2013 | 12:37
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Sábado, 2 de Fevereiro de 2013 | 11:27
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.