Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Experiencias sobre educação canina

Quinta, 7 de Fevereiro de 2013 | 13:21

Experiencias sobre educação caninaCada vez me chegam mais histórias sobre o treino canino, sobre pessoas que têm problemas no treino correto dos seus cães mas graças às minhas guias e livros, conseguem educa-los até conseguirem o melhor comportamento que poderiam desejar. Trago de novo alguns dos casos que mais me satisfizeram como treinador que sou.

À umas semanas atras escreveu-me um rapaz que tinha adquirido um cachorro Boxer à pouco tempo, e só lhe dava problemas! O cãozinho, ainda cachorro, era um desastre com patas: mordia o sofá e destruía sapatos, rosnava quando o rapaz se aproximava da sua comida, saltava para cima dele ao vê-lo chegar e muitas vezes quase o derrubava, etc. Resumindo, um animal que, pela sua força e caráter dominante estava a ser mais um problema do que uma alegria em casa.

Eu disse ao rapaz que o problema era que ele, como dono, não se tinha imposto. Confessou-me que efetivamente o mimava e o deixava fazer o que quisesse, mas que tudo tinha um limite. Como é óbvio não se deve deixar um cão fazer o que quiser, caso contrário irá acreditar que é o líder e tudo está no seu poder.

Dei-lhe alguns conselhos sobre a educação canina. Basicamente uma mudança na sua própria atitude, como definitivamente não deixar que o cão faça o que quer quando quer. Os cães não são maus, simplesmente são diferentes de nós. E se queremos conviver adequadamente com eles, devemos ensinar-lhes a comportar-se, certo? Tal como as crianças. Temos que nos mostrar firmes, seguros, e desde logo não ceder, ensinando-lhes pouco a pouco as normas que queremos que entendam e sigam.

Não muito tempo depois, o rapaz escreveu-me, agradecendo-me pela minha ajuda. O seu boxer comportava-se maravilhosamente bem e apenas lhe faltava ser firme e ensinar-lhe algumas coisas como usar os seus brinquedos, a esperar frente à comida até que lhe fosse permitido comer e a não saltar para cima dele, ao chegar. Uma maravilha de cão, agora por fim educado!

Como vês, a educação canina está cheia de matizes, de histórias pessoais, de problemas e também de soluções. Educar um cão é o melhor que podemos fazer por ele: ensiná-lo a comportar-se na nossa sociedade, para que seja mais querido o apreciado do que já é.

Categorias: Boxer, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 5 de Abril de 2013 | 12:30
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.