Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Manual de educação para cães

Sexta, 29 de Março de 2013 | 14:13

Manual de educação para cãesA educação canina não é uma disciplina complexa. Na realidade não se precisa de nenhum manual de educação para cães se queres educar a tua mascotem mas é sempre bom ter uma base, um pouco de informação para utilizar para saber como levar a cabo a melhor educação possível.

A minha intenção através deste artigo é contar-te algumas das bases que precisas saber para educar o teu cão para conseguir a maior docilidade e obediência.

A educação para cães têm três pilares fundamentais em que deves basear toda a educação que pretendas dispensar-lhes. Estes três pilares satisfazem as necessidades do teu cão porque compreendem a sua natureza e o modo em que funciona como individuo. Pensa que estamos perante um animal feito para caçar e viver em manada, e muitas vezes, quer gostemos ou não, nem lhe permitimos a vida em família (porque o deixamos no jardim ou porque passamos muito tempo fora) e também não lhe damos a quantidade de exercício que necessita.

Assim pois, um dos pilares fundamentais da educação para os cães é o exercício, embora possa parecer que não tem muito sentido. O que tem isso a ver com o teu cão te obedecer?

Bem, pensa assim: o cão tem muita energia, mas não a gasta porque não faz exercício suficiente. Se não gasta a sua energia, torna-se frenético e frustrado, e se estiver frenético e frustrado, presta-te menos atenção e tem hábitos desagradáveis como morder os móveis ou ladrar muito. Assim pois, uma das formas mais simples que te ajuda é que esteja tranquilo. E para consegui-lo tem que fazer exercício. É assim tão simples.

Outro pilar básico é a disciplina. Como disse, os cães precisam de uma manada. Com uma manada não estamos só a falar de vários membros familiares, mas sim numa hierarquia. Essa é a chave do assunto. Uma hierarquia implica um líder e seus seguidores, e nesta manada, amigo, tu deves ser o chefe, porque caso contrário obterás todo o tipo de maus comportamentos por parte do teu cão, que achando-se o manda-chuva, se pode mostrar agressivo com as visitas ou desobedecer-te em qualquer situação.

O teu trabalho é ser o seu líder e ensinar-lhe que deve ser obediente. A melhor forma para o conseguir é sem dúvida recompensando o bom comportamento para que o teu cão veja que fazendo o que queres vai conseguir prémios como guloseimas ou afeto.

O último pilar, embora não menos importante, é a rotina. Em qualquer Manual de treino para cães verás que a rotina é algo necessário na vida dos nossos caninos: sair, comer às mesmas horas, fazer exercício, ser educado sempre no mesmo momento do dia, etc. Estas coisas permitem-lhe adaptar-se a um modo de vida dócil e agradável que o fará feliz, e também a ti.

Categorias: Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sexta, 6 de Março de 2015 | 17:16
Quinta, 5 de Dezembro de 2013 | 16:18
Sexta, 22 de Novembro de 2013 | 16:23
Sexta, 8 de Novembro de 2013 | 12:13
Quarta, 23 de Outubro de 2013 | 10:29
Segunda, 30 de Setembro de 2013 | 11:13
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.