Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 0 comentarios

Problemas de atenção durante os passeios

Quarta, 26 de Dezembro de 2012 | 11:27

Problemas de atenção durante os passeiosNeste artigo pretende tratar do tema da atenção que os cães dão aos seus donos quando andam na rua. É muito comum ver cães que não mostram nenhum interesse pelos seus donos quando saem de casa, ainda que dentro são o modelo de obediência e apenas pensam em estar perto dos seus donos.

Saem para a rua e não param de vadiar, ignorar os seus donos, tirar a coleira, apanhar tudo, etc. Qual é o motivo de tudo isto?

Bem, a verdade é que ao encontrar-se lá for, um novo mundo se abre perante os olhos do cão: novos odores, cores, objetos, talvez cães e outros animais. Tudo lhe atrai, e torna-se mais atrativo, mais chamativo e divertido cheirar cada flor, cada árvore do que fazer caso do seu dono por mais que este o chame de todas as maneiras possíveis. Há um mundo novo para explorar! O que é que pode ser melhor do que isso?

E o que é que origina esta conduta que faz das pessoas loucas? Há uma etapa na infância de um cão chamada “iniciação”. Este é o período perfeito para que o cachorro socialize: toma contato com todo o tipo de lugares, chãos, animais, pessoas, odores, ruídos, etc.

Mas o problema vem quando esta exploração se converte no maior prazer os cães obtêm, em especial durante os passeios, pelo que se converte num hábito desejado

Se ainda não tens este problema, boa! É o melhor momento para usar a prevenção antes que seja tarde. Deves ser a fonte de todos os prazeres para o teu cão: tens de brincar com ele, durante os passeios e em qualquer outro momento, recompensa-lo por prestar-te atenção.

Se ele for procurar um odor novo, tu afastas-te para que ele te procure e recompensa-o quando ele for ter contigo. Ele ficará sempre à espera que o recompenses com o teu amor e carinho.

Mas há que admitir algo: se o teu cão já tem este problema, pouco poderás fazer. Ainda que não tenho por hábito dizer isto, recomendo procurar um profissional, pois os cães que já têm como instinto primário correr por todos os novos odores que encontrem são difíceis de dominar.

Não obstante, também podes tentá-lo tu próprio logo de imediato! Tenta levá-lo pela coleira e prende-o sempre que o teu cão tente cheirar algo. Não te movas nem um bocadinho e quando voltar para o teu lado dá-lhe uma guloseima ou umas caricias, para que ele saiba que isto é o adequado.

É muito provável que o seu comportamento se vá moldando pelas recompensas, e deixar de ignorar-te na rua!

Categorias: Comportamento, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Domingo, 24 de Fevereiro de 2013 | 15:24
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Segunda, 21 de Janeiro de 2013 | 12:00
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:17
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Comentários
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.