Registar | Iniciar sessão
Educação dos cães 1 comentarios

Problemas com cães tímidos

Domingo, 24 de Fevereiro de 2013 | 15:24

Problemas com cães tímidosTal como ocorre com as pessoas, também há cães mais sociáveis que outros, e como tal também precisam de outro tipo de educação canina de acordo com ele e com a sua forma de ser.

Não precisas de te preocupar se teu cão parecer ter medo das pessoas ou não se aproxime delas, pareça tristonho ou inclusive seja solitário. Mas se não ensinarmos este cão tímido as bases adequadas, quando crescer será dependente de todas as atenções, em busca de apoio perante qualquer situação, até as mais simples.

É certo que existem pessoas que gostam desta dependência, mas devemos saber que isto é um problema para o cachorro porque, caso não receba a atenção que precisa, pode tornar-se agressivo, já que não sabe como reagir se não tiver essa atenção, tendo medo do desconhecido. Portanto é muito importante a educação canina para estes casos. É algo necessário e útil.

Se o teu cão é tímido e parece que tem medo de tudo, deves ter paciência com ele e fazê-lo ver que não precisa da tua proteção constante para tudo e que não vais poder protege-lo de tudo.

É difícil e duro fazer este tipo de coisas, já que queremos o melhor para os nossos cães, mas é o único método para educa-lo. Se vires que chora, ladra ou se esconde por ter medo, não dever ir ter com ele. Tens que ignorá-lo por muito que vos custe. Deve compreender que não acontecerá nada, que tem que proteger-se sozinho, está na sua natureza.

Se chora é porque alguma vez esteve assustado foste acaricia-lo, fazendo-o crer que devia assustar-se com isso. Embora as tuas intenções tenham sido boas porque queres o melhor para ele, ensinaste-lhe algo errado que tens que corrigir. Deves fazer-lhe entender que ver outros cães não é algo que ele deva temer, ou também uma buzina de um carro quando passar, ou inclusive o ladrar de outros cães.

A única forma de aprender é ignorá-lo ao sentir este medo. Não faças caricias, não ralhes nem gritos. Nada. Recompensa-o apenas quando vires que realmente se sente tranquilo. Ele irá interpretá-lo como um reforço. Se fizeres caso do seu estado de calma, compreenderá que é o ideal e irá repeti-lo.

Não deves prestar atenção ao medo ou acreditará que deve sentir-se assim em todo o tipo de situações parecidas. A tua atenção perante ele quando estiver calmo reforçará esta atitude. Mas não só nisto: deves estar consciente que tudo o que reforçares, ele irá valorizar, seja o que for. É disso que trata a educação canina.

Categorias: Comportamento, Educação,
Compartilha-o:
Artigos relacionados
Sábado, 9 de Fevereiro de 2013 | 14:37
Segunda, 21 de Janeiro de 2013 | 12:00
Quinta, 3 de Janeiro de 2013 | 15:07
Quarta, 26 de Dezembro de 2012 | 11:27
Sexta, 16 de Novembro de 2012 | 12:17
Quinta, 15 de Novembro de 2012 | 09:00
Comentários
Eliminar este comentário
Quarta, 27 de Fevereiro de 2013 | 11:28
nem sabia que haviam cães tímidos, pensei que apenas tivessem medo
Enviar
Registar | Iniciar sessão
Tudo sobre o mundo dos cães.
Segue-nos no
CãesMania: Contato | Aviso legal
Email ou nome Palavra-passe Fechar ×
Ligar
Esqueci-me da minha palavra-passe
Regista-te no CaesMania.com Fechar ×
Nome/Utilizador:
Email:
Palavra-passe:
Sexo:
Data de nascimento:
  • O teu nome será o teu nome de utilizador e não será possível alterá-lo uma vez que tenhas escolhido um.
  • Ao registares-te nesta página, estás a aceitar os seus termos e condições de uso. Podes lê-los aqui.
Registar
Se o desejares, lembra-te que também podes iniciar sessão com a tua conta do Facebook.